Esportes

Joel Santana é apresentado como técnico do Boavista e ganha prancheta

Joel Santana, 67 anos, está de volta. O veterano treinador foi apresentado nesta segunda-feira como novo técnico do Boavista, da primeira divisão do futebol do Rio de Janeiro. Na apresentação, ele ganhou de presente do diretor de futebol do clube de Saquarema, Região dos Lagos, Tiago Alves, uma prancheta. Folclórico pelo uso sempre de uma prancheta à beira do campo, onde faz suas demonstrações táticas para os jogadores, Joel tem agora uma nova para trabalhar, com o escudo e o nome do Boavista.

– Ela vai voltar, hein! Cuidado com ela! – brincou Joel, sobre o hábito da prancheta.- Essa está novinha, a minha já estava cansada, não queria sair para trabalhar – completou.

Bem-humorado como sempre, Joel disse que podem criticá-lo à vontade, só não vale chamá-lo de ultrapassado.

Pode falar que o time jogou mal e que a tática foi errada, mas não pode dizer que está ultrapassado quem ganhou tanto quanto eu

– Estava com saudade de acordar e saber que vou dar um treino e vou falar com jogadores e que vocês (da imprensa) vão me dar chicotada. Pode falar que o time jogou mal e que a tática foi errada, mas não pode dizer que está ultrapassado quem ganhou tanto quanto eu – afirmou o treinador, que conquistou o Campeonato Estadual do Rio pelos quatro grandes.

No elenco do Boavista, à disposição de Joel, estão nomes como os do goleiro Felipe, ex-Corinthians e ex-Flamengo; o zagueiro Renato Silva, que já atuou por Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco; e Erick Flores, revelado pelo Flamengo.

Na lista de possíveis contratações estão dois jogadores com passagem recente pelo Vasco: o atacante Leandrão e o meia-atacante Fellype Gabriel.

CAMPEÃO CARIOCA POR BOTA, FLA, FLU E VASCO

O último trabalho de Joel foi no Vasco, em 2014. Ele comandou o time na reta final da Série B do Brasileiro daquele ano e conquistou, em terceiro lugar, a vaga na elite do ano seguinte. Mas não teve o contrato renovado para 2015, quando o clube de São Januário optou por contratar Doriva, que seria campeão carioca em 2015.

Joel foi campeão carioca em 1992 e 1993 pelo Vasco. Ganhou o estadual outras duas vezes pelo Flamengo (1996 e 2008), uma pelo Fluminense (1995) e outras duas pelo Botafogo (1997 e 2010).