A Irlanda do Norte, que na estreia na Eurocopa tinha perdido da Polônia, conseguiu a recuperação em cima da Ucrânia nesta quinta-feira. Com gols de McAuley e McGinn, este no último lance da partida, superou a Ucrânia por 2 a 0 e conquistou uma inédita vitória no torneio europeu (é a primeira vez que o país participa da fase final). O jogo chegou a ficar interrompido por alguns minutos, devido a uma chuva de granizo que atingiu Lyon.
No primeiro tempo houve equilíbrio, com a Ucrânia bscando mais a posse de bola, enquanto os irlandeses se fechavam na defesa para atrai o adversário e tentar sair no contra-ataque. Depois do intervalo, logo aos três minutos, a Irlanda do Norte abriu o placar. Após falta cobrada pela esquerda, McAuley cabeceou sozinho na segunda trave: 1 a 0.
Aos 12 minutos, o árbitro suspendeu a partida para proteger os jogadores da chuva de granizo. Não demorou muito e a bola voltou a rolar. Os ucraniano foram com tudo para cima, em busca do empate. Mas pararam no forte sistema defensivo irlandês e também na atuação seguda do goleiro McGovern.
Nos segundos finais houve então o golpe de misericórdia na Ucrânia. McGinn aproveitou rebote do goleiro Pyatov e marcou o segundo gol da Irlanda do Norte.
UCRÂNIA 0 X 2 IRLANDA DO NORTE
Local: Estádio Parc Olímpico Lyon, em Lyon (França)
Data: 16 de junho de 2016 (Quinta-feira)
Horário: 13h(de Brasília)
Árbitro: Pavel Královec (República Tcheca)
Cartões amarelos: Seleznyov, Sydorchuk (UCR), Ward, Jonny Evans e Dallas (ILN)
GOLS: McAuley – 4'/2°T (0-1), McGinn – 51'/2°T (0-2)
UCRÂNIA: Pyatov, Fedetskiy, Kacheridi, Rakitsky e Shevchuk; Sydorchuk (Garmash – 30'/2°T), Stepanenko, Kovalenko (Zinchenko – 38'/2°T), Konoplyanka e Yarmolenko; Seleznyov (Zozulya – 25'/2°T). Técnico: Mykhaylo Fomenko
IRLANDA DO NORTE: McGovern, Hughes, McAuley, Cathcart e Jonny Evans; Corry Evans (McNair – 48'/2°T), Norwood, Ward (McGinn – 24'/2°T), Steven Davis e Dallas; Conor Washington (Magennis – 39'/2°T). Técnico: Michael O'Neill