Em uma eliminatória tão disputada como a da Europa, qualquer tropeço em um grupo com duas seleções importantes e tradicionais pode ser fatal. E neste domingo a Itália flertou com uma derrota e um empate que deixaria a seleção de Giampiero Ventura em desvantagem na briga com a Espanha pela única vaga direta do grupo G das eliminatórias europeias na Rússia-2018. Mas um gol de Immobile aos 47 minutos do segundo tempo garantiu o triunfo por 3 a 2 sobre a Macedônia em Skopje e manteve italianos e espanhóis empatados na liderança da chave com sete pontos.
Na Europa, as 54 seleções são divididas em nove grupos de seis equipes. Apenas o campeão de cada chave tem a vaga garantida no Mundial. Os oito melhores segundos colocados disputam um mata-mata que decidirá as quatro vagas restantes na Copa.
No grupo G, a tendência é que italianos e espanhóis duelem até o fim por essa vaga direta, apesar da proximidade inicial da Albânia e de Israel, que venceu Liechtenstein por 2 a 1. As duas seleções têm seis pontos.
Mas a Itália sofreu para vencer. O time de Giampiero Ventura com Andrea Belotti, mas no segundo tempo tomou a virada graças aos gols de Nestorovski e Hasani. Parecia que a Macedônia encerraria um longo jejum de dois anos sem vencer uma partida oficial, mas um gol de Ciro Immobile aos 30 deixou tudo igual. Aos 47, o atacante da Lazio novamente apareceu para salvar a pátria e dar os três pontos para a Azzurra.
Enquanto isso, em Shkönder, a Espanha não teve trabalho para superar a Albânia por 2 a 0. Os gols do time de Lopeteguie foram marcados por Diego Costa e Nolito.
BRILHO ISLANDÊS
Uma das sensações da Eurocopa, a Islândia está mostrando que a boa campanha no torneio na França não foi apenas uma fase e segue brilhando nas eliminatórias. Depois da emocionante vitória sobre a Finlândia, neste domingo, os islandeses receberam a Turquia e venceram por 2 a 0. Toprak, contra, e Finnbogason fizeram os gols islandeses, que buscam disputar a primeira Copa do Mundo de sua história.
A Islândia está em segundo lugar do grupo I com os mesmos 7 pontos da Croácia. Com um gol de Mandzukic, os croatas derrotaram a Finlândia por 1 a 0 em Tampere. No outro jogo da chave, a Ucrânia derrotou o Kosovo por 3 a 0 e assumiu a terceira colocação com cinco pontos.
Pelo grupo D, o País de Gales, outra equipe que brilhou na Euro, ficou apenas no empate por 1 a 1 com a Geórgia, em Cardiff. Gareth Bale fez o gol galês, mas não conseguiu fazer o time conquistar os três pontos fundamentais na briga pela vaga na chave. O grupo é liderado por Sérvia e Irlanda, com sete pontos. Os sérvios venceram a Áustria por 3 a 2, em casa, enquanto os irlandeses visitaram a Moldávia sairam com os três pontos graças a vitória por 3 a 1.