Esportes

Hospital confirma morte encefálica de surfista que se acidentou no Rio

lucas_zucj.jpg

O surfista Lucas Zuch, dado como morto no Rio no fim de semana e na verdade internado em estado grave em Porto Alegre desde segunda-feira, teve morte encefálica confirmada na noite de terça-feira pelo Hospital Moinhos de Vento, na capital gaúcha.

Lucas Zuch – 15.03

De acordo com o boletim médico, “o segundo teste clínico e o teste de avaliação do fluxo sanguíneo cerebral pelo Doppler transcraniano confirmaram o diagnóstico de morte encefálica do paciente Lucas Zuch às 22h36 desta terça-feira”.

Lucas havia chegado ao hospital em Porto Alegre na madrugada de segunda-feira. Ele teve um afogamento quando surfava sozinho na praia da Barra da Tijuca, no Rio, no último dia 7, e ficou internado na cidade até o fim de semana, antes de ser transferido para a capital gaúcha.

No sábado, familiares de Lucas divulgaram que ele tinha um quadro irreversível em razão de lesões cerebrais, fato que chegou a causar a divulgação de sua morte. No entanto, ao chegar em Porto Alegre na segunda-feira, médicos do Hospital Moinhos de Vento informaram que o estado de Lucas era grave, e não relataram morte encefálica no primeiro diagnóstico.

DIVULGAÇÃO DO SURFE

Lucas foi o idealizador e um dos sócios do site Surfari, dedicado a difundir o estilo de vida do surfe e mostrar ensinamentos trazidos pelo esporte. Ele havia concluído, no fim de 2016, as gravações do projeto ?Reconhecendo o surfe?. Ao lado de Eduardo Linhares, um dos seus sócios no Surfari, Lucas viajou por todo o litoral brasileiro para mapear o surfe no país e traçar um perfil dos praticantes do esporte.

O projeto começou a ser divulgado no Surfari em setembro, e a previsão é de que continuam sendo publicados episódios até abril. O último que foi ao ar, no início de março, mostrava a prática do surfe no Norte fluminense.

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Na segunda-feira, a família de Lucas informou que estava fazendo o possível para “manter a possibilidade de doar todos os órgãos do filho”

“É a maneira que encontramos de agradecer ao universo toda a grandeza que nosso Lucas sempre nos proporcionou. Com esse gesto estamos respeitando uma vontade do Lucas e dando continuidade ao seu modo de encarar a vida, de desapego às questões materiais e proporcionar o bem e novas experiências para outras pessoas”, diz a nota.