O dia 6 de setembro é histórico para o automobilismo de Cascavel e de setembro. A primeira Corrida de Caminhões do Brasil completa 30 anos hoje. A prova foi disputada em Cascavel com promoção e organização de Francisco Santos, hoje residindo em Portugal.
Pensada para ser uma opção de esporte motor para caminhoneiros, a primeira corrida reuniu um grande público e entre seus participantes estava um dono de transportadora e sindicalista chamado Aurélio Batista Félix, que mais tarde viria a criar a Fórmula Truck, que revolucionaria a forma de fazer automobilismo. Aurélio faleceu em 2008 e a Fórmula Truck suspendeu as atividades em junho deste ano, devido à grave crise financeira.
Mas a primeira prova de Caminhões de Cascavel foi marcada por uma tragédia. Entre os participantes estava o cascavelense Jefferson Ribeiro da Fonseca, que por várias gestões tinha presidido o Automóvel Clube de Cascavel, e na época era presidente do CTDN (Conselho Técnico Desportivo Nacional), órgão da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). Além de participar da corrida, Jefferson tinha sido escalado pela CBA para fazer um relatório recomendando ou não a homologação das corridas de caminhões como automobilismo.
Na terceira volta, Jefferson passou pela linha de chegada, em frente à hoje torre antiga de cronometragem, vibrando com a terceira colocação. Foi sua última volta. Seu caminhão saiu reto no Curvão, foi contra o barranco e capotou. Mesmo sendo socorrido e levado ao hospital, Jefferson não resistiu aos ferimentos.
Em função da morte de Jefferson, a CBA proibiu as corridas de caminhões. Francisco Santos abandonou o projeto. De 1987 a 1994, elas não foram realizadas, mas o sonho não acabou para um irrequieto Aurélio Batista Félix, que lutou, brigou e com o apoio de alguns paranaenses como Delci Damian e Gerson Marques da Silva (já falecidos), Roberto César Cirino, Milton Sperafico e este jornalista, convenceram Luiz Gehring, então presidente da Federação Paranaense de Automobilismo a autorizar corridas de exibições. Assim em 1994 Aurélio colocou em prática seu projeto para mais tarde a CBA reconhecer as corridas de caminhões e homologar a Fórmula Truck, que viria a ser um grande sucesso.