A torcida do Flamengo se mobilizou neste sábado para pedir a liberação do Maracanã. Torcedores se reuniram na Central do Brasil e caminharam até o estádio, com uma parada para fazer um protesto na frente do prédio do comitê Rio-2016. A ação foi convocada pelas redes sociais e ganhou o nome de “Marcha pelo Maraca”. Policiais militares acompanharam os torcedores na ação.
TABELA: Jogos e classificação da Série A
Apesar de o Maracanã estar nas mãos da Rio-2016 até o dia 30 de outubro, parte da torcida rubro-negra espera que a pressão coloque o estádio a disposição do time para o jogo contra o Corinthians, no dia 23. O local onde o Flamengo vai mandar os seus jogos tem sido uma questão muito debatida nos últimos dias. Na sexta-feira, o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, vetou o Engenhão para ser palco do Fla-Flu.
Confira o manifesto do “Marcha pelo Maraca”:
“Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos acabaram. Chegou a hora de voltar pra nossa casa!
O nosso estádio está à disposição do comitê Rio 2016 desde o início do ano e nós não vamos aceitar nem mais uma semana longe dele.
O Flamengo, inicialmente, pretendia disputar 7 jogos no Maracanã: Cruzeiro, Santa Cruz, Fluminense, Corinthians, Botafogo, Coritiba e Santos.
Mas, lamentavelmente, o comitê Rio 2016 está fazendo de tudo para dificultar nossa vida e deu uma previsão absurda para desmontar toda a estrutura olímpica e liberar o estádio: mais de um mês.
Ou seja, o Flamengo só poderia voltar para casa em novembro. E ao invés de 7, faria apenas 3 jogos no estádio.
Entretanto, especialistas do ramo garantem que essa desmontagem pode ser feita em um prazo infinitamente menor. E nosso objetivo aqui é mobilizar a imprensa e pressionar o comitê Rio 2016 para liberar o estádio muito antes desse prazo.
E o Flamengo já se prontificou a assumir esses custos para voltar a jogar no Maracanã o mais rápido possível.
Então, resumindo, eles podem, sim, devolver o estádio!
E se não fizerem por bem, farão pressionados por uma Nação inteira!
Vamos pressionar, de forma pacífica, os organizadores dos Jogos Olímpicos a liberarem o Maracanã para o jogo contra o Santa Cruz, dia 09/10.
Nossa ideia é fazer o trajeto Central – Rio 2016 – Maracanã, em cerca de 1 hora de caminhada (30 minutos entre cada ponto).
Concentração as 11:00 na Central e saída às 12:00 em direção ao Comitê Rio 2016 (ao lado da Prefeitura, na Cidade Nova)
Em seguida, iremos em direção ao Maracanã, terminando o ato com a grande festa que já estamos acostumados a fazer!
Vamos cantar nossas músicas e fazer muito barulho. Levem cartazes, bolas, sinalizadores e bandeiras.
Se com o #AeroFla fizemos aquela festa, imagina lutando pela volta da nossa casa!
#MarchaPeloMaraca”