Com o líder Lewis Hamilton punido por trocar peças do motor, o vice-líder Nico Rosberg teve a vida facilitada para conquistar a pole position no GP da Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps. E o piloto alemão não decepcionou, no treino classificatório realizado neste sábado: garantiu a primeira colocação no grid de largada, que acontece domingo a partir das 9h. Os brasileiros Felipe Massa e Felipe Nasr partem em 10º e 16º, respectivamente.
Já Hamilton larga na penúltima posição. E só não ficou com a última colocação porque Fernando Alonso também sofreu punião e teve problemas na McLaren durante o Q1. O espanhol largará dos boxes.
Por conta da penalidade, Hamilton nem fez questão de pisar fundo durante o Q1. O inglês entrou na pista somente para realizar uma volta cronometrada, requisito para largar no grid e não dos boxes.
Rosberg começou a crescer no Q2, sendo o primeiro a baixar o tempo na casa de 1m47s. Assim, chegou ao Q3 na liderança, com 1m46s999, utilizando os compostos supermacios. E conseguiu manter a ponta. Max Verstappen garantiu vaga na primeira fileira, na segunda posição. A terceira colocação ficou com Kimi Raikkonen e, a quarta, com Sebastian Vettel.
Esta será a 13ª corrida da temporada. Na classificação geral do campeonato, Hamilton tem 217 pontos (seis vitórias) e Rosberg, 198 (cinco vitórias). Ricciardo vem na sequência, com 133 pontos.