RIO – A Casa Brasil, localizada no Armazém 2, na Zona Portuária, foi inaugurada nesta quinta-feira em cerimônia para convidados. Com o objetivo de promover o país durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o espaço terá entrada gratuita e ficará aberto até 18 de setembro, das 10h às 18h.
A casa oferecerá shows e atividades de esporte, cultura e turismo, além de seminários e oportunidades de negócios. Conta com auditório, lounge, varanda e palco. Terá também uma área para degustação e experiências gastronômicas.
No espaço, o Brasil será representado em seis eixos temáticos: Diversidade artística e cultural; Promoção de destinos turísticos; Excelência esportiva e legado olímpico; Oportunidades de negócios e investimentos; Políticas Sociais de igualdade e inclusão; e Sustentabilidade e meio ambiente.
Durante a cerimônia, o prefeito Eduardo Paes agradeceu o aporte financeiro de R$ 2,9 bi repassado pela União.
– O governo estadual passa por um momento difícil. Não é trivial essa ajuda. Foi uma decisão política rápida e ágil. O Pezão que tem fama de ser pidão, mas já na primeira visita (do presidente Michel Temer) fui porta-voz de diferentes pedidos. A mais alta dela foi atendida. Sei que é um demanda de muitos estados brasileiros, o que pode ter gerado algum tipo de desconforto – comentou.
Entre as autoridades presentes, estavam o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, o interino do Turismo, Alberto Alves, o ministro da Cultura, Marcelo Calero, e o ministro do Esporte, Leonardo Picciani.