RIO – A capa da edição semanal da revista ?The New Yorker?, uma das mais respeitadas dos Estados Unidos, está causando polêmica nas redes sociais. O motivo é uma ilustração que mostra atletas disputando uma prova olímpica, mas sendo atrapalhados por uma nuvem de mosquitos – uma menção à epidemia do vírus zika. Zika
Para alguns brasileiros, no entanto, a islutração é preconceituosa, já que o vírus também tem forte presença em outras localidades, inclusive a Flórida, nos Estados Unidos.
O produtor e apresentador de TV André Fran foi um dos que criticou a publicação.
“Flórida tem mais casos de zika do que o Brasil, onde está a sua capa sobre isso?”, escreveu um usuário do Twitter.
“Vocês sabe que o zika está em mais de 60 países e que há mais casos na Flória do que no Rio?”, questionou outro internauta.
O título da matéria de capa da edição é “Algo no ar”. Já a ilustração da capa foi feita por Mark Ulriksen, que explicou a motivação por trás do desenho em um texto publicado no site da revista.
“Eu sempre amei a Olimpíada, especialmente os Jogos de Verão. Mas os próximos Jogos Olímpicos no Rio já apresentam as derrapagens de custos inevitáveis e infraestrutura crítica que pode ou não ser concluída a tempo, águas poluídas para os eventos de remo, e alegações de doping contra a Rússia. E sim, para completar isso tudo, o vírus transmitido por um mosquito que está espantando espectadores e atletas. Parece um perfeito microcosmo para a era de ansiedade que estamos vivendo”, escreveu.