Ainda na ressaca da eliminação da Copa do Brasil para o Cruzeiro na última quarta-feira, o Botafogo sofreu outro duro golpe em Minas Gerais, ao perder de 1 a 0 para o América-MG, lanterna do Campeonato Brasileiro, no Estádio Independência.
TABELA: Jogos e classificação da Série A
Apesar de sonhar com uma aproximação do G-4, o Botafogo começou o jogo na marcha lenta. Mais da metade do primeiro tempo havia passado quando finalmente algo aconteceu. E não foi em campo. Aos 29 minutos, houve um apagão em certas áreas de Belo Horizonte que atingiu também o Horto, local onde está localizado o Estádio Independência. As luzes se apagaram devido à chuva que caiu na cidade e parte dos refletores foram acesos 13 minutos depois.
LAMPEJOS PÓS-APAGÃO
Os times parecem ter visto a luz no fim do túnel e criaram as únicas e boas chances após o apagão. Aos 31, após o cruzamento de Emerson, o goleiro Fernando Leal, de uniforme todo colorido, encaixou a bola em cima da linha.
Um minuto depois, Matheusinho chutou a bola desviou e passou sobre o gol de Sidão. Na melhor chance do América, aos 33, a bola sobrou para Leandro Guerreiro, que, dentro da área, finalizou e era gol certo, não fosse Joel Carli cortar em cima da linha.
No intervalo, a Companhia Energética de Minas Gerais, Cemig, ligou o gerador do estádio como medida de segurança, em caso de novos apagões. Na volta para o segundo tempo, no entanto, a partida continuou sem muito brilho.
Preocupado em não ceder espaços e em se fechar, o que amarrou ainda mais a partida, o Botafogo acabou levando o gol em uma jogada trabalhada, aos 19, quando Ernandes invadiu pela esquerda, cruzou e Jonas completou.
E poderia ter sido pior se Sidão, aos 30, não tivesse feito excelente defesa em chute de Danilo Barcelos.
AMÉRICA-M 1 X 0 BOTAFOGO
América-MG: Fernando Leal; Jonas, Roger, Éder Lima e Bruno Teles; Leandro Guerreiro, Juninho, Ernandes, Danilo Barcelos (Toni) e Matheusinho (Pablo); Nixon (Michael).Técnico: Enderson Moreira.
Botafogo: Sidão; Emerson Santos, Joel Carli, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Airton, Bruno Silva, Dudu Cearense (Rodrigo Pimpão) e Camilo (Leandrinho); Canales e Neilton (Gervasio Núñez). Técnico: Jair Ventura.
Gols: 2T: Jonas, aos 19′.
Juiz: Luiz Flávio de Oliveira (SP).
Cartões amarelos: Juninho (AME); Joel Carli, Bruno Silva e Airton (BOT).
Público e renda: não divulgados.
Local: Estádio Independência, Belo Horizonte.