Esportes

Botafogo empata em 1 a 1 com o Sport na Ilha do Retiro

Recife (PE), 22_05_2016 - Sport x Botafogo-GKL2NV7Q1.1.jpg

Numa atuação de razoável para boa, e tendo perdido algumas chances claras de gol, o Botafogo ficou no empate, por 1 a 1, com o Sport, na noite deste domingo, na Ilha do Retiro, em Recife. O time da casa abriu o placar com Diego Souza, e o alvinegro empatou com gol de Fernandes. Os dois times estão entre os sete do campeonato que não conseguiram a primeira vitória após as duas primeiras rodadas.
Na próxima rodada, o Botafogo recebe o Atlético-PR, em Juiz de Fora, na próxima quarta-feira. Já o Sport visita o Internacional, em Porto Alegre, na quinta-feira.

Se o plano do Botafogo, como disse o técnico Ricardo Gomes logo antes de a bola rolar, era segurar a pressão inicial que o Sport faria, ele falhou feio. Quando o time da casa abriu o placar, aos 18 minutos, já havia criado pelo menos duas boas chances de gol, e a bola passou boa parte do início do jogo cruzando a área alvinegra. Até que a falha de Hélton Leite propiciou o gol. Em cruzamento pelo alto, o goleiro saiu das traves de forma atabalhoada, trombou com o atacante Vinícius Araújo e deixou a bola sobrar para Diego Souza, que mandou para as redes. Os jogadores do Botafogo reclamaram muito de falta em Hélton Leite, e o lance foi de fato discutível, mas o árbitro preferiu mandar seguir.

A irritação com a não marcação da falta pareceu ter desestabilizado um pouco o Botafogo. Bruno Silva e Luis Ricardo levaram cartão, e quase o Sport ampliou o placar na sequência. Pouco depois, o time carioca começou a se acertar e a encaixar algumas jogadas de ataque em velocidade, ora com a boa combinação de Victor Luís e Neílton pela esquerda, ora com lançamentos de Bruno Silva e a boa movimentação de Ribamar na frente. Foi assim que saiu o empate. Ribamar fez boa jogada pela direita, cruzou e Victor Luís bateu cruzado. Fernandes apareceu no segundo pau para completar para as redes e levar o jogo em empate para o intervalo.

O Botafogo voltou melhor no segundo tempo. Lindoso, Bruno Silva, Fernandes e Leandrinho faziam bom bloqueio no meio-campo e o time conseguia achar espaços no contra-ataque. Os erros de passe provocados pela boa marcação do Botafogo começavam a irritar a torcida do Sport e o alvinegro teve duas boas chances de virar o placar antes dos 15 minutos, mas Fernandes e Neílton falharam na conclusão.

Sentindo o bom momento dos visitantes, Oswaldo de Oliveira, técnico do Sport, trocou o meia chileno Mark González pelo volante Luiz Antônio, para tentar recuperar o controle do meio-campo, mas o Botafogo seguiu melhor.

Já com uma nova dupla de ataque (Luis Henrique e Anderson Aquino substituíram Neílton e Ribamar), o alvinegro continuou perigoso nas investidas, mas a qualidade das finalizações não mudou. Na melhor chance, Anderson Aquino acertou o travessão.

Do outro lado, o Sport voltou a pressionar nos minutos finais e Hélton Leite se redimiu em parte da falha no primeiro gol com duas defesas difíceis.