O time mais vitorioso da Superliga de vôlei vai perder o seu patrocinador ao final desta temporada. A Unilever, que está há 20 anos à frente da equipe do Rio, encerrará o ciclo de investimentos na modalidade. O Rexona-Sesc, que tem 11 títulos nacionais, quatro sul-americanos e 13 estaduais, passará a ser gerido pelo Sesc, que chegou este ano ao projeto. Segundo Bernardo Rezende, o Bernardinho, que treina o grupo principal desde o início da parceria, o time do Rio não vai acabar e manterá a mesmo orçamento, entre os três principais do país.
? O time nasceu sendo competitivo e continuará assim por outros 20 anos. Não há descontinuidade e sim, um processo ajustado de prosseguimento. Quem vai abraçar o processo agora é o Sesc ? garantiu o treinador, que afirma que se manterá como treinador e ?pai do projeto?. ? Sempre acumulei a função de treinador e gestor do projeto, um representante junto aos nossos parceiros. E vou continuar.
De acordo com Bernardinho, esta temporada foi de transição. A marca já havia comunicado que mudaria a estretégia de investimento e, por isso, o time não foi pego de surpresa.
? Esse ano de transição foi importantíssimo para a continuidade do projeto. Foi suave. Não mudou nem um ângulo daquele caminho que perseguíamos ? avalia o treinador, que reforça: ? Não muda nada. Esse é um processo que já estava sendo conduzido por nós por mais de um ano, junto com o Sesc, fazendo uma transição. A Unilever não nos abandonou. Pelo contrário, sempre foi uma parceira orientadora, preocupada com o prosseguimento e a consistência do projeto, tando em relação ao time competirivo quanto ao braço social.
O Rexona-Sesc terminou em primeiro lugar a fase de classificação da Superliga 2016/2017, com 61 pontos (apenas uma derrota em 22 jogos), 10 pontos à frente do segundo, o Vôlei Nestlé, de Osasco (com cinco derrotas). Disputará a partir de sexta-feira, os playoffs das quartas-de-final, em série melhor de três jogos, contra o oitavo colocado, o Pinheiros, da capital paulista. O Pinheiros acumulou 12 derrotas na primeira fase.
Se avançar à final, será a de número 13 na história do clube, que buscará o pentacampeonato seguido (97/98, 99/00, 05/06, 06/07, 07/08, 08/09, 10/11, 12/13, 13/14, 14/15, 15/16). Participa da Superliga desde 1997, quando a sede do projeto era em Curitiba.
Nesta temporada, a equipe de Bernardinho venceu a Copa Brasil e a Supercopa e foi quinta colocada no Mundial de Clubes.
Por nota, a Unilever comentou o final da parceria e fala em “passar o batão” ao Sesc:
? Está no DNA da Unilever apoiar ações sustentáveis. Por isso, ao longo desta última temporada, colaboramos com a sucessão de patrocínio da equipe, passando o bastão para o Sesc Rio. Seguimos acreditando no esporte, no impacto positivo que ele traz à sociedade, e compartilhamos dos mesmos valores. É muito gratificante constatar que construímos, juntos, o time mais vencedor da história do vôlei brasileiro e transformamos a vida de mais de 100 mil crianças e adolescentes ? afirmou Julio Campos, vice-presidente de vendas da Unilever.
Na mesma nota, o Sesc explica que o investimento inicial do Sesc RJ, time masculino que disputa a Série B da Supelriga, e a incorporação do Rexona-Sesc, integram o Programa Sesc Esporte, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes por meio da prática esportiva.
O programa, segundo a nota, incluirá a criação de equipes de alto rendimento “como estratégia para estimular crianças e adolescentes a praticarem esportes e atividade física”. O vôlei é apenas a primiera modalidade abraçada.
A partir de 2018, está prevista a implementação de equipes de outras modalidades, começando pelo remo e, depois, handebol, judô, natação, basquete e canoagem.