Esportes

Basquete feminino estreia com derrota para a Austrália

A seleção feminina de basquete estreou nos Jogos Olímpicos do Rio com derrota para a Austrália neste sábado, na primeira rodada do grupo A. A equipe, comandada pelo técnico Antônio Carlos Barbosa, chegou a abrir 10 pontos de vantagem sobre as australianas, mas não foi capaz de suportar a reação da equipe da Oceania, liderada pela pivô Liz Cambage, de 2,03m. de altura.

Retornando de uma lesão na panturrilha, a veterana ala-armadora Iziane comandou o ataque brasileiro e terminou como cestinha da partida, com 25 pontos. Outro destaque foi a pivô Clarissa, com 10 pontos e 13 rebotes. Com o resultado, o tabu se manteve. Na história dos Jogos Olímpico, o Brasil jamais derrotou a Austrália no basquete feminino, acumulando sete derrotas desde 2000, em Sydney.

Após terminar o primeiro quarto atrás no placar, a equipe australiana iniciou sua reação, reduzindo a vantagem brasileira de dez para apenas quatro pontos. Na segunda metade da partida, apesar das várias cestas de Iziane, as australianas intensificaram o ataque, e terminaram o terceiro quarto revertendo a vantagem e vencendo por 57 a 53. Na etapa final, o talento da armadora Penny Taylor sobressaiu, mantendo as australianas no controle da partida, e sacramentando a vitória da equipe da Oceania por 84 a 66 na Arena da Juventude.

O Brasil volta a entrar em quadra nesta segunda-feira, contra o Japão, campeão asiático. As australianas enfrentam a Turquia neste domingo.

Pelo Grupo B, o Canadá não enfrentou dificuldades para vencer a seleção chinesa por 90 a 68, com destaque para a pivô Tamara Tatham, cestinha da partida com 20 pontos, e a armadora Kim Gaucher, com 10 rebotes e sete assistências.