Cotidiano

Transferência de mandantes de ataques no RN é concluída

201607311918269509.jpgBRASÍLIA ? O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) transferiu para outros estados 21 presos do Rio Grande do Norte identificados como mandantes dos ataques ocorridos em Natal e na região metropolitana da capital nas últimas semanas. Por meio de nota, o Depen informou que oito detentos foram para Porto Velho (Rondônia); oito para Campo Grande (Mato Grosso do Sul); e cinco para Catanduvas (Paraná).

Natal

A solicitação para a transferência foi feita pelo governo do Rio Grande do Norte à Justiça Federal. O pedido foi analisado e autorizado pelos juízes federais corregedores dos presídios que receberam os detentos. Segundo a nota, a operação, iniciada na manhã de sábado e concluída neste domingo, foi desenvolvida com a ajuda de agentes penitenciários federais e do Rio Grande do Norte, além de policiais militares e federais.

Depois de dois dias de trégua, a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do estado investiga se um incêndio ocorrido na madrugada deste domingo em Senador Georgino Avelino, município localizado a 50 quilômetros de Natal, tem relação com a facção criminosa responsável pela série de atos de vandalismo. Segundo o site ?G1?, as chamas destruíram um ônibus, um caminhão e uma retroescavadeira em uma garagem da prefeitura.

Nas últimas semanas, Natal e cidades do interior do estado viveram uma onda de ataques motivada pela instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária de Parnamirim. O primeiro caso ocorreu em 29 de julho. Desde então, foram registradas 107 ocorrências em 37 cidades. Pelo menos 100 pessoas foram presas.