Cotidiano

Professor com baixa visão lidera oficina de música inclusiva para deficientes visuais

Oficina prova que inclusão faz parte do repertório em Cascavel

Professor com baixa visão lidera oficina de música inclusiva para deficientes visuais

A célebre frase “sem a música, a vida seria um erro” resume bem o que sentem os apaixonados por melodias. E quando se trata de música, não há limitações. É o que prova a 33ª edição do Festival de Música de Cascavel. Com 27 oficinas vibrando música intensamente, tem uma em particular que tem mostrado que não há barreiras no universo de trilhas sonoras e que inclusão faz parte do repertório.

A oficina “Música inclusiva para deficientes visuais” é liderada pelo professor Luiz Amorin, que tem baixa visão. Na turma também há cegos e pessoas com visão reduzida. “É o processo de inclusão que acontece através da música e da educação musical. É um espaço onde a gente tem a oportunidade de ficar à vontade, ter nosso comportamento, nosso modo de ser, de agir, de interagir, sem se preocupar se a gente está se adequando ou não. Essa é oportunidade que o festival proporciona ao público com deficiência visual,  que tem a chance de vivenciar o aprender musical e a experiência de fazer música na prática”, explica.

A coordenadora de Música da Secretaria de Cultura e do Festival, Karoline Schmidt, conta que a oficina é um marco para o Estado. “O Festival de Cascavel foi o primeiro do Paraná a ter uma oficina de música inclusiva, com um professor deficiente trabalhando. Nós fomos pioneiros nesse quesito. Esse é o diferencial de Cascavel”, destaca.

O aluno Gabriel Ladeira dos Santos tem baixa visão, o que não o impede em nada em mostrar seu talento. Ele faz parte do Coral Municipal e sempre é atuante nos festivais do Município. “O intuito da oficina é mostrar que a pessoa com deficiência consegue tocar, cantar e ter essa experiência musical”, frisa.

E todas as habilidades desenvolvidas pela turma do professor Luiz e das outras oficinas poderá ser conferida de perto na apresentação do Coro e Orquestra d Festival, no domingo (16), às 19h30, no Teatro Municipal de Cascavel. Na oportunidade, também terá a apresentação do Coro e Orquestra da Itaipu.

Não perca tempo e garanta já sua participação, por meio do ingresso online, pelo portal www.parallela.art.br é permitido retirar dois ingressos por pessoa.

Fonte: Secom