
Cascavel e Paraná - A Prefeitura de Cascavel está elaborando um novo edital para a licitação dos serviços de coleta e limpeza urbana do município. A meta é concluir o novo modelo contratual até o segundo semestre deste ano, para iniciar o processo licitatório já no começo de 2026. Como antecipou o Jornal O Paraná na edição do fim de semana, até que a nova licitação seja realizada, os serviços serão mantidos por meio de um contrato emergencial no valor de R$ 68 milhões com empresa que atualmente executa o serviço, cujo extrato será publicado no Diário Oficial desta terça-feira (1º).
A decisão da Prefeitura de Cascavel contraria decisões da Justiça e o TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) que suspenderem a tentativa anterior de contratação sem o processo licitatório.
Novo edital
O novo edital será desenvolvido por uma comissão multidisciplinar com participação das secretarias de Meio Ambiente, Procuradoria Geral, IPC, Planejamento e Finanças. A comissão esteve reunida ontem (30), na sede do Meio Ambiente, com o objetivo de acelerar o processo. “Estamos projetando o novo contrato com base nas demandas da cidade. A ideia é manter os serviços já existentes e incluir dois novos: a compostagem e os pontos de entrega voluntária para resíduos da construção civil gerados por pequenos produtores, em volumes de até um metro cúbico, destinados exclusivamente a pessoas físicas”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Beatriz Bertoglio
O contrato terá validade inicial de cinco anos, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período. “Precisamos avançar, aprimorar a limpeza urbana e preservar nosso ambiente, nossas águas e os resíduos sólidos. Tudo será analisado ponto a ponto para garantir mais qualidade, menor custo e maior conforto ao contribuinte”, disse o prefeito Renato Silva que participou da reunião de ontem.