RIO ? Jimmy Page e Robert Plant podem ter saído vitoriosos do processo de plágio que enfrentaram por causa de um de seus maiores sucessos, a balada “Stairway to heaven”. Entretanto, o Led Zeppelin vai ter que arcar com um prejuízo estimado em US$ 800 mil referentes aos gastos com a defesa. Links Zeppelin
Michael Skidmore, administrador da herança do guitarrista da banda Spirit, Randy California, pleiteou milhões de dólares ao afirmar que Randy deveria ser incluído como um dos autores de “Stairway to heaven”. O júri, entretanto, não concordou que a canção do Led Zeppelin teria trechos copiados de “Taurus”, e deu ganho de causa aos ingleses.
Vitoriosos, os músicos argumentaram então que a ação judicial havia sido frívola, com o objetivo de extorqui-los e que, portanto, Skidmore deveria arcar com as custas para evitar novas ações semelhantes no futuro. Mas o juiz R. Gary Klausner não enxergou “intenções desonestas” na ação, afirmando que havia mérito suficiente para que as acusações fossem a julgamento.
Apesar de negar o pedido do Led Zeppelin, Klausner repreendeu o advogado de Skidmore, Francis Malofiy, em sua sentença:
“Durante o processo, o advogado do requerente demonstrou uma tênue compreensão da ética jurídica e um entendimento rudimentar do decoro em um tribunal”, escreveu o juiz.
No começo de julho, Malofiy recebeu uma suspensão por má-conduta.