Alunos da rede municipal de ensino e de escolas particulares têm a chance de conhecer o programa de Coleta de Óleo de Cozinha Usado desenvolvido pela Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente. Os gestores de Educação Ambiental, Paulo Squinzani e Tatiana Munchen, apresentaram o projeto a alunos e falaram da importância dele para a natureza.
O óleo de cozinha usado servirá para a produção de sabão e detergente. O óleo deve ser armazenado pelos moradores em uma garrafa pet com tampa e, quando estiver cheia, fechada e colocada junto com a sacola para a coleta. Depois, esse material será levado até a Associação dos Catadores de Recicláveis de Santa Terezinha de Itaipu, onde os funcionários farão a produção do sabão e detergente, usando equipamentos específicos.
Muitos dos alunos do 5º ano que assistiram à palestra dos gestores de educação ambiental disseram que já viram os pais fazerem sabão com óleo de cozinha. Após a palestra, Paulo Squinzani explicou que um dos objetivos do programa Coleta de Óleo de Cozinha Usado é evitar o descarte incorreto desse produto.