Cotidiano

Cascavel: Secretaria de Obras inicia 2024 “tocando” R$ 164,7 milhões em obras

Cascavel: Secretaria de Obras inicia 2024 “tocando” R$ 164,7 milhões em obras

Cascavel – A Sesop (Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas) de Cascavel inicia o ano com um verdadeiro “canteiro de obras” nas mãos. No total, são 49 obras públicas em andamento na cidade, somando R$ 164,7 milhões em recursos, e grande parte delas são de responsabilidade da pasta que precisa estar de olho na execução do cronograma e, principalmente, na qualidade dos serviços prestados pelas empresas contratadas para os serviços.
As obras são as mais variadas e em todas as regiões da cidade, desde melhorias de pavimentação, reforma e construções, até a construção dos novos parques ambientais. Mesmo sendo de responsabilidade de outras secretarias (Meio Ambiente, Saúde e Educação, entre outras), são os engenheiros da Sesop que precisam acompanhar a execução dos serviços, mantendo uma rotina de vistorias e fiscalizações, visto que todas são executadas por empresas terceirizadas, contratadas por meio de licitações públicas.
De acordo com o secretário da Sesop, Sandro Rocha Rancy, as obras contribuem diretamente com o desenvolvimento da cidade e o seu andamento depende, entre outras situações, do clima, já que o tempo chuvoso acaba atrapalhando o andamento. No fim do ano passado, de outubro até a última semana de dezembro, num total de 90 dias, choveu em pelo menos 40 deles, o que atrapalha o andamento dos canteiros que precisam esperar o tempo bom para execução dos trabalhos.
Apesar das dificuldades e atrasos, naturais em “canteiros de obras”, o secretário afirmou que Cascavel vive um momento muito positivo. “Estamos começando 2024, tocando mais de R$ 160 milhões de obras. São essas obras de engenharia que estão ajudando o Cascavel a ser protagonista dentro do Paraná e também dentro do Brasil. São essas obras de infraestrutura que estão ajudando a melhorar a vida das pessoas e transformando a nossa cidade”, comemorou.
O secretário completou ainda que “é uma responsabilidade muito grande, mas também é um prazer poder participar desse momento tão importante que Cascavel está vivendo, com obras que vão mudar profundamente a cidade para melhor”.

Carlos Gomes
Um exemplo das dificuldades enfrentadas durante a execução das obras, é completa revitalização da Avenida Carlos Gomes, que já tem registro de atraso na pavimentação das primeiras quadras devido as chuvas dos últimos meses de 2023. O que era para estar pronto antes do Natal, acabou ficando para os primeiros dias do ano e, nos próximos dias, será pavimentada a quadra entre as ruas Rio Grande do Sul e São Paulo, junto com o início da pavimentação de pelo menos uma quadra da Rua Alexandre de Gusmão, atrás do Cemitério Central.
Somente na Carlos Gomes e no novo viaduto, serão investidos R$ 55,1 milhões para a revitalização de 56 quadras na principal via de acesso a Região Sul de Cascavel. Pela primeira medição dos engenheiros, 2,33% das obras foram executadas nestes primeiros 100 dias, já que a revitalização iniciou no dia 18 de setembro. Já o viaduto de transposição da BR-277, paralelo ao da Carlos Gomes, que ligará as ruas Alexandre de Gusmão e a Rua Emílio Bautitz está com 75% da obra executada.

No Centro
Enquanto umas obras estão no início, outras já estão em fase final de execução. Chegou a 95% o recape asfáltico, além de todo serviço de troca da base, nas ruas da região central da cidade: ruas Antonina, Minas Gerais, Olavo Bilac e João Pessoa. No total, foram revitalizados 56 mil metros quadrados de vias urbanas, somente neste trecho, que recebeu novo meio-fio e sinalização. Outra via importante em fase de conclusão é a da Rua Presidente Kennedy no qual foram investidos R$ 4,8 milhões para revitalizar toda via.

Região Leste
A mesma porcentagem, 95%, está a obra de outra importante via na região Leste da cidade, a Avenida Rocha Pombo. Conforme Rancy, faltam alguns detalhes da obra que iniciou em dezembro de 2022 com valor de R$ 7,7 milhões para execução de cerca de 2,5 quilômetros, entre a Avenida Valdemar Casagrande e o via marginal da BR-467. Também foi restaurado um trecho da Rua Olindo Periolo, entre a Avenida Rocha Pombo e Rua Laranjeiras do Sul.

Região Norte
Já na Região Norte de Cascavel, outra obra que deve melhorar a trafegabilidade, atendendo antiga reivindicação dos moradores é a “nova Avenida Piquiri”, já que o asfalto antigo estava com diversos problemas e muitos buracos. A obra está chegou a 70% de execução e a previsão é que seja finalizada ainda neste primeiro semestre. A avenida tem grande tráfego de caminhões que, com o tempo, acabou prejudicando o pavimento.
As máquinas iniciaram os reparos em janeiro do ano passado e, no total, serão investidos R$ 23 milhões, tanto na Avenida Piquiri, quanto na Rua Guilherme Piovesan, que será binário. Depois de concluída, a Piquiri terá sentido único, da BR-467 sentido ao bairro, com objetivo de melhorar a mobilidade urbana e facilitar o tráfego de veículos entre a Região Norte e o Centro da cidade, com duas pistas em cada faixa.
A revitalização prevê a construção de uma ciclovia e ciclofaixa na avenida em toda a sua extensão, sendo que a ciclovia será ligada ao centro da cidade. Outra melhoria é na iluminação que será toda em led, nova sinalização e plantio de novas árvores em 4,9 quilômetros.

Mais obras
Outras obras de pavimentação que prosseguem neste ano são as da Rua Florêncio Galafassi e nos distritos de Juvinópólis e Rio do Salto. Na área do Meio Ambiente estão sendo construídos o Parque Ambiental do Floresta, Parque Ambiental e Centro de Convivência do Santa Felicidade e a revitalização da Indira Gandhi, que será um complemento do Ecoparque Oeste. Estes três empreendimentos, juntos, somam R$ 43,4 milhões.
Na área da Saúde, a Sesop fiscaliza e acompanha a reforma das Unidades de Saúde da Família de Sede Alvorada, com 92% de execução e de São Salvador, que está com quase 70%. As duas somam R$ 1,7 milhão em melhorias.

Obra do Eletroterminal começaram
A novidade para esta primeira semana é o início das obras do Eletroterminal, que será executado por duas empresas diferentes, já que compreende a pavimentação do novo terminal e a abertura de uma rua que ficará entre os dois terminais, para que os ônibus que saem do Terminal Oeste não precisem mais fazer a volta pela Rua São Paulo e a Juscelino Kubistchek, para só depois acessarem a Avenida Brasil. Com a nova rua, eles já saem do terminal e acessam diretamente a Avenida Brasil. O prazo de entrega é de 24 meses.
O Eletroterminal vai receber sete dos nove carregadores que foram adquiridos pela Transitar para carregar os novos ônibus elétricos. É neste local que será feita a recarga no período noturno, após o encerramento das operações. Os outros dois carregadores ficarão dentro dos terminais que são considerados estratégicos para o serviço; um no Terminal Leste e outro no Sul. O Eletroterminal é um grande estacionamento a céu aberto com instalação de bases de carregamento em cada espaço. No total, serão investidos R$ 3,550 milhões.