SÃO PAULO. O pecuarista José Carlos Bumlai foi internado nesta segunda-feira para realização de exames no Hospital Santa Cruz, em Curitiba. Com picos de pressão e submetido a uma cirurgia para retirada de um câncer na bexiga, ele deve fazer exames cardiovasculares e uma cistoscopia. Bumlai suspendeu o tratamento contra o câncer depois de ter sido observada rejeição aos medicamentos, mas necessita de acompanhamento. A previsão é que ele deixe o hospital nesta terça-feira.
Condenado a nove anos e 10 meses de prisão na Lava-Jato, Bumlai está preso desde setembro passado no Complexo Médico Penal de Pinhais. Alvo de mandado de prisão preventiva, ele havia passado cinco meses em prisão domiciliar para tratamento do câncer.
O retorno dele à prisão chegou a ser adiado duas vezes pelo juiz Sérgio Moro. O Ministério Público Federal e a defesa pediram laudos médicos de peritos sobre o estado de saúde dele. A defesa argumenta que o estado de Bumlai é frágil e que ele já esteve em prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, e que não há motivo para mantê-lo na cadeia.
Bumlai foi condenado por ter retirado um empréstimo em seu nome para o PT, no valor de R$ 12 milhões, que foi quitado pelo Banco Schahin depois de ter obtido um contrato de mais de US$ 1 bilhão na Petrobras. Ele confessou o crime.