Cotidiano

Banksy doa mural para escola que o homenageou em Bristol

RIO – Depois de ser homenageado pelos pequenos alunos da escola de ensino fundamental Bridge Farm, em Bristol, na Inglaterra, o artista de rua Banksy resolveu retribuir o gesto: sem avisar ninguém, ele pintou um mural no playground da escola.

A obra foi descoberta pelo zelador da escola. O artista também enviou um bilhete com palavras bem constestadoras, para dizer o mínimo: “Lembrem-se: é sempre mais fácil obter perdão do que permissão”.

Pest Control, os agentes que autenticam o trabalho do misterioso grafiteiro, confirmaram que a figura da menina brincando com um pneu em chamas é genuína. A escola enquadrou o bilhete e afirma que não tem planos de se desfazer da obra.

Antes da Páscoa, os alunos de Bridge Farm enviaram uma carta a Banksy para dizer que tinham resolvido nomear um dos quatro prédios da escola em homenagem a ele. Os outros são Cabot (lembrando o explorador do século XV John Cabot, que montou três expedições saindo de Bristol), Brunel (em homenagem ao engenheiro Isambard Kingdom Brunel, que construiu uma ponte suspensa na cidade no século XVIII) e Blackbeard (o pirata Barba Negra, que teria nascido em Bristol).

Apesar de não se saber quem exatamente é Banksy e onde ele nasceu, sua carreira deslanchou em Bristol. ?Keep it spotless? (“mantenha isso impecável”, em traduçao livre) é a obra que atingiu o maior valor: US$ 1,8 milhão, em um leilão realizado em 2008, em Nova York.