Cotidiano

Acordo de Renan com Collor emperra funcionamento das comissões no Senado

BRASÍLIA ? Um acordo regional do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), com o senador Fernando Collor (PTC-AL) está impedindo a instalação das comissões técnicas no Senado há mais de um mês. Líderes do PSDB, a segunda maior bancada da Casa depois do PMDB de Renan, exigem o cumprimento de um acordo firmado na campanha do presidente Eunício Oliveira (PMDB-AL), que previa para o partido a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e a Comissão de Meio Ambiente e defesa do Consumidor (CMA). Só que Renan está querendo dar a CMA para Kátia Abreu (PMDB-TO) . Sem a CMA, os tucanos querem a Comissão de Relações Exteriores (CRE), já que o Itamaraty será comandado por Aloysio Nunes Ferreira.

Só que Renan já negociou com Collor, que não teria direito de ocupar a terceira comissão mais importante, por ser o PTC um partido de um único senador, no caso, ele sozinho. Hoje o líder do PSDB, senador Paulo Bauer (SC) comunicou a Renan que, sem acordo, como segunda maior bancada, vai disputar no voto o comando da CAE e CRE. Em um mês da volta do recesso legislativo, somente está em funcionamento na Casa a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), instalada antes das outras para fazer a sabatina do ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Pelo acordo com o PMDB de Eunício, o PSDB ficaria com a CAE a ser presidida pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) e a CMA. Mas Renan alega que o PMDB abriu mão da segunda escolha depois da CCJ, cedendo a CAE para os tucanos, e só quer dar ao PSDB , no lugar da CMA, uma Comissão da Transparência, sem peso nenhum.

Pelo tamanho da bancada, o PSDB tem direito a presidir duas comissões.

? Não tem problema perder a CAE e já avisamos ao Eunício. Vamos para a fila de escolha e aí vai nos sobrar a Educação, Infraestrutura ou outras tão importantes como essas. Pela fila alguém pegará a CRE e não será o Collor, seu partido de um senador só não tem direito de presidir a CRE. Não temos nada contra o entendimento do Renan com o Collor, o que não pode é ele dar uma comissão dessa importância para o Collor e fazer o PSDB pagar a conta ? disse o líder tucano Paulo Bauer.

Sem acordo, as comissões só deverão ser instaladas na próxima semana.