Cotidiano

Cascavel é referência das Brigadas Escolares

A certificação é uma exigência para a liberação do Certificado de Vistoria do estabelecimento de ensino

Cascavel – Mais uma fase do programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola -, foi realizada na manhã de ontem. Oficiais do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Cascavel realizaram a entrega de certificados para os representantes dos setores da instituição, que participaram do curso de formação de brigadistas, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Defesa Civil. No total, participaram do curso 94 profissionais que atuam na Apae de Cascavel. A certificação é uma exigência para a liberação do Certificado de Vistoria do estabelecimento de ensino.

Representando o major Fernando Schunig, do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, estiveram presentes o capitão Amarildo Roberto Ribeiro e o sargento Ananias Maciel.

O presidente em exercício da Apae de Cascavel, Lúcio Aurélio Lopes de Oliveira, agradeceu o serviço oferecido pelo Corpo de Bombeiros em benefício da formação dos brigadistas e aproveitou para entregar um ofício de reconhecimento pelas ações da corporação na instituição. Os setores da Apae envolvidos no curso foram: administrativo, serviços gerais, pedagógico/professores, saúde, terapeutas, caseiro e auxiliares de sala de aula.

De acordo com o capitão Amarildo Ribeiro, a amplitude do projeto torna Cascavel referência do programa em todo o Estado. “Até o fim de agosto desde ano, esperamos ter formado cerca de 1,5 mil brigadistas nas instituições de ensino de Cascavel”, disse.

No ano passado, o programa formou brigadistas nos Centros Municipais de Educação Infantil. Neste ano, o trabalho envolveu as escolas municipais, inclusive com ações de simulação já realizadas em muitas delas. O Paraná é o único estado do Brasil a dedicar atenção ao programa nesta proporção.

Apae

Os profissionais da Apae participam do curso que totalizou 68 horas, com provas via EAD (Educação a Distância) e aulas práticas. O curso é uma das exigências da NPT 17, que exige a capacitação de uma brigada nos estabelecimentos para atuar em situações de emergência.

O curso foi realizado de 1º a 29 de abril. Os brigadistas foram apresentados a conteúdos sobre Plano de Abandono, Prevenção e Combate a Incêndios e Primeiros Socorros.