Cotidiano

Em livro, Mariza Tavares conta a história dos filhos 'do meio'

RIO ? Arthur, Joana e Julia não se conhecem, mas têm o mesmo problema: são filhos do meio. Sempre comparados pelos pais aos primogênitos, nunca ganham os mesmos privilégios dos caçulas. Um dia, os três se rebelam. Ao mesmo tempo, comandam pequenos levantes familiares e reivindicam mais espaço e visibilidade. A trama conduz ?Os do meio? (7letras), livro infantil da jornalista Mariza Tavares, que lança a obra no domingo, na Livraria da Travessa do Leblon.

? É uma história de diversidade. Cada filho é de um jeito. Mesmo que sejam muitos irmãos, cada um teve pai e mãe diferentes, porque as pessoas mudam ? diz ela.

A primeira em uma família de três irmãs, Mariza conta que só enxergou os problemas dos filhos ?ensanduichados? quando ouviu as queixas de uma amiga. As reclamações dela redundaram em Julia. A menina adora ler, mas é obrigada pela família a praticar esporte com os dois irmãos.

? Ela virou personagem. Comecei a pensar que existem muitos espremidos, cada um preso no seu papel. Daí, veio a ideia da rebelião generalizada ? conta Mariza, que é diretora-executiva de jornalismo e comentarista da rádio CBN.

alta020 (1).jpg

O problema de Arthur é outro. Muito bagunceiro, ele vive sob a sombra do comportado Lucas, que é usado como exemplo pelos pais. Já Joana perdeu o posto de caçula para Manuela e se ressente por isso. Quando os três ?enlatados? protestam, o apoio vem de um lugar inusitado. Os primogênitos e caçulas também não gostam de seus papéis.

?Os do meio? é acompanhado por ilustrações de Nina Millen, que fez os desenhos dos outros dois livros infantis de Mariza: ?O sofá que engoliu as crianças? e ?O medo que mora embaixo da cama?, publicados em 2013 e 2014 pela Globo Livros. Em tons pastéis, as imagens combinam com as nuances da história e do texto, que ? apesar de simples ? não é tatibitate:

Fico zangada com livros que são um acinte à inteligência das crianças. A escrita não pode ser sofisticada, mas tem que ter uma estrutura

? Fico zangada com livros que são um acinte à inteligência das crianças. A escrita não pode ser sofisticada, mas tem que ter uma estrutura. Acho que a disciplina do texto jornalístico me ajuda.

Se a política brasileira agitou o cotidiano das redações brasileiras nos últimos tempos, Mariza encontrou refúgio na literatura. Desde 2013, ela lança um livro por ano. Em 2015, publicou ?Pra ficar com ela?, escrito com José Godoy:

? O Brasil não mata de tédio. Escrever é um respiro. Você lida com outras questões e sorri. É o meu playground.

?Os do meio?

Autora: Mariza Tavares.

Editora: 7letras.

Páginas: 24.

Preço: R$ 37.

Lançamento: No domingo, às 16h, na Livraria da Travessa do Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 ? 3205-9002).