Cotidiano

Árabia Saudita aprova plano com reformas na economia esta segunda-feira

RIO – O Conselho para Assuntos Econômicos e de Desenvolvimento (Ceda, na sigla em inglês) ratificou o plano de transformação nacional proposto pelo vice-príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, e irá enviá-lo nesta segunda-feira ao governo para aprovação, disse uma fonte saudita a Reuters.

?O Conselho aprovou o relatório final do Plano para transformação nacional, que é um dos projetos que integra a ?Visão 2030?, lançada e adotada pelo vice-príncipe herdeiro saudita, presidente do Ceda?, comentou a fonte.

O plano batizado como ?Visão Saudita com perspectiva até 2030? contempla uma série de reformas para diversificar a economia do reino, muito dependente do petróleo. Os detalhes do plano, continua a fonte da Reuters, serão relevados em coletivas de imprensa diárias com ministros de Estado, que terão início na noite desta segunda-feira.

A expectativa é que o plano amplie as reformas anunciadas no fim de abril para superar o modelo econômico baseado na receita volátil do petróleo. As reformas mais amplas deverão incluir cortes de subsídios, aumento de tributos, venda de ativos do Estado, maior eficiência na esfera pública e esforços para elevar investimentos do setor privado. Em maio, o Fundo Montário Internacional (FMI) declarou que o projeto era ?apropriadamente ousado e de longo alcance?.

Riad vem cortando gastos e tentando elevar receitas à medida em que luta contra o déficit orçamentário, que totalizou US$ 98 bilhões em 2015. De acordo com previsões do FMI , o déficit permaneceria grande este ano em cerca de 14% do produto interneto bruto, comparado a 16% no último ano.