Cotidiano

Cascavel é outra vez uma das finalistas do Prêmio Sebrae “Prefeitura Empreendedora”

Cascavel é outra vez uma das finalistas do Prêmio Sebrae “Prefeitura Empreendedora”

Cascavel – O município de Cascavel é mais uma vez finalista do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, concorrendo com as cidades de Jacarezinho e Paranaguá. O resultado da premiação estadual será divulgado no dia 18 abril.  O prêmio Sebrae é um instrumento de reconhecimento, valorização e difusão de iniciativas inovadoras protagonizadas por governos municipais com vistas à melhoria do ambiente de negócios, fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial.

O prêmio Sebrae também contempla as boas práticas municipais e objetiva estimular a inovação no setor público, contribui para ampliação das capacidades, promove a aprendizagem e inspira novos projetos e ideias, reforçando o papel do Sebrae como parceiro dos Municípios.  O avaliador do prêmio, consultor e gestor estadual de políticas do Sebrae, Rubens Leandro Palma Filho, acompanhou todos os programas e ações do Cascavel Avança Mais.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Hivonete Piccoli destacou, durante a abertura da Escola de Governo da Secretaria de Esportes e Fundação de Esporte e Cultura, ontem (19), que Cascavel trabalhou e buscou esse olhar diferenciado de gestão para atender três pilares. “Esses três pilares vieram para dar a sustentabilidade da realidade que  enfrentamos quando fomos  impactados com a pandemia. Nós assumimos esse compromisso enquanto  governo e também com as nossas entidades que vieram compor essa governança, que são as entidades privadas e que contribuíram para essa transformação. Salvar o maior número de vidas possíveis, evitar que o sistema de saúde entrasse em colapso e fazer com que esses dois objetivos ocorressem sem que a economia fosse destruída”, detalhou.

Hivonete Piccoli destacou que no período de 2019 a 2022 Cascavel registrou um  crescimento significativo de 14,5%. E o PIB (Produto Interno Bruto) do Município também em um comparativo, apresentou aumento de 12%. “Mesmo diante de todo cenário de dificuldade que o nosso país viveu, Cascavel foi uma referência nacional”, pontuou.

Empregos

Cascavel também se destacou na geração de empregos no período. No ano de 2021,  mais de sete mil pessoas foram inseridas no mercado de trabalho . E, estes números constam no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e, no  período de 2020 a 2023 foram mais de 15 mil empregos gerados.

“Outro orgulho que nós trazemos, e graças à ação intersecretarias, apresentou excelentes resultados, foi o tempo de abertura das nossas empresas. Nós saímos de um patamar de 15 dias que se levava em estimativa de abertura de empresas em 2020, para um tempo recorde de 2 dias e 11 horas. Hoje, a nossa média, são de 2 horas e 16 minutos, e nós continuamos trabalhando para avançar mais”, disse a secretária.

Ainda de acordo com ela, foram mais de 14 mil atendimentos online às empresas. Houve aumento da arrecadação, e ela veio sem aumento de tributos. A secretária de Desenvolvimento citou ainda como pontos positivos para Cascavel estar entre as três finalistas do Prêmio Sebrae,  a inauguração do novo aeroporto de Cascavel e do Trevo Cataratas que trouxeram impacto positivo para a economia do Município e  mobilidade.

Além disso a revitalização de 22 avenidas resultou na abertura de novas empresas, gerando emprego e renda para o cidadão cascavelense. “Nas Avenida Papagaios foram  81 novas empresas, Avenida Rio da Paz, 62, Avenida Xavantes, 57, Avenida Tito Muffato, 46, Avenida Itália, 49 empresas abertas totalizando 295 novas empresas abertas.

Foto: Secom