A volta das atividades presenciais nas escolas e CMEIs (Centros Municipais de Eduacação) da Rede Municipal de Cascavel está perto de acontecer, as primeiras turmas já retomam as atividades em sistema híbrido ou presencial na próxima quarta-feira (24). No entanto, um fator ainda preocupa a Secretaria Municipal de Educação e os profissionais da Educação do Município: a falta da retirada das atividades, bem como a não assinatura da Declaração de Compromisso, optando por ensino presencial ou remoto, por parte de muitas famílias. Vale lembrar que o ano letivo já começou no último dia 8 e desde então a presença de cada aluno vem sendo computada a partir das atividades remotas que foram entregues às famílias na última semana, juntamente com a assinatura das Declarações de Compromisso. Mesmo assim, conforme informações repassadas pela secretária de Educação, Marcia Baldini, em entrevista coletiva, as escolas e Cmeis ainda não tiveram o retorno de cerca de 10% das Declarações de Compromisso dos alunos da Rede.
Durante a coletiva a secretária Marcia reforçou a importância do compromisso na retirada das atividades remotas e lembrou que em casos de falta recorrente há a necessidade de acionar o Programa de Prevenção e Combate à Evasão Escolar. “Estes pais que não compareceram para a retirada do Termo de Compromisso, as escolas estão fazendo novamente o contato e se não houver retorno, estes casos serão encaminhados para a Evasão Escolar e possivelmente serão encaminhados para outros órgãos, pois a criança que está matriculada, obrigatoriamente precisa frequentar a escola”, pontuou.
Marcia lembrou que a pesquisa tinha por objetivo embasar o nosso planejamento de retomada das aulas, principalmente no que diz respeito às aulas presenciais ou híbridas, tendo em vista a necessidade organização dos espaços escolares e também de setores que dão suporte às atividades escolares, como o Transporte Escolar Rural e a Merenda Escolar. O atraso e a falta de retorno das assinaturas das Declarações de Compromisso obrigaram a Semed a reorganizar o cronograma de retorno das atividades presenciais. Com o resultado apontando que 59% das famílias de alunos prefere o sistema de aula presencial ou híbrida e 31% optou pelo sistema de atividades remotas, a secretária anunciou o novo cronograma. “O Termo de Compromisso era o nosso elo para o retorno das atividades, mas com esta falta de os pais buscarem as atividades, nós tivemos que postergar um pouco este retorno”.
Confira como ficou: O retorno das turmas de 5º ano acontecerá no dia 24 (em casos de sistema híbrido o primeiro grupo retorna dia 24/02 e o segundo grupo no dia 1º de março) e as turmas de 4º ano retornam no dia 1º de março (No sistema Híbrido o primeiro grupo é dia 1º e o segundo grupo dia 08/03). Para o dia 8 de março está programado o retorno das turmas de 3º e 2º ano (No sistema híbrido o primeiro grupo retorna dia 8 e o segundo grupo dia 15 de março) e dia 15 de março 1º ano e Pré-escola (No sistema híbrido o primeiro grupo volta dia 15 e o segundo grupo no dia 22 de março). Para os alunos de pré-escola dos Cmeis, o retorno presencial está programado para o dia 8 de março.
Comorbidades
A taxa de alunos com comorbidades na Rede Municipal até agora é de 3% e dessa parcela de alunos, cerca de 50% das famílias também optou pelas atividades presenciais. O maior número de casos de comorbidades apareceu entre os aluns da EJA (Educação para Jovens e Adultos), onde 32% dos alunos apresenta alguma comorbidade. Dentre os alunos da EJA 34% escolheu voltar com as atividades presenciais e 53% optou pelo sistema remoto, além de outros 13% que não assinou a Declaração de Compromisso.
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