Os vereadores Olavo Santos (PHS), Jaime Vasatta (PTN) e Mauro Seibert (PP) se reuniram ontem com funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e com especialistas em destinação de resíduos sólidos. A reunião debateu a efetivação de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos e implantação de um sistema de logística reserva de vidros, tal como recomendado pelo Ministério Público.
A logística reserva prevê que depois de utilizados, os produtos e os seus resíduos (lixo que pode ser reaproveitado ou reciclado) deverão ser devolvidos pelos consumidores aos fornecedores que, por sua vez, terão a missão de destiná-los de forma correta independentemente do sistema público de coleta de resíduos.
Elmo Rowe Júnior e Carlos Toneletto, da Secretaria de Meio Ambiente e Vinicius Bloemer, da UTFPR/Toledo apresentaram aos vereadores quais são as alternativas disponíveis atualmente para a reciclagem de vidro, que pode ser reutilizado inúmeras vezes e serve para novas embalagens de vidro ou para uso na construção civil.