Política

Prefeitos buscam apoio do Estado para encaminhar pautas municipalistas

Curitiba – Um conjunto de demandas municipalistas, a maioria incluída na pauta nacional dos prefeitos, foi o tema da reunião no Palácio Iguaçu, nessa segunda-feira (6). O presidente da AMP (Associação do Municípios do Paraná) e prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini, e prefeitos de todas as regiões do Estado apresentaram a série de temas e solicitaram a articulação e o apoio do governo para o encaminhamento em Brasília. Eles foram recebidos pela governadora Cida Borghetti.

Entre os assuntos estiveram mudanças na cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviços); a indexação da folha de pagamento dos consórcios intermunicipais à folha das prefeituras; e as implicações da Lei Kandir e da Lei dos Precatórios aos municípios. Também foi discutida a implantação de uma nova sede da AMP.

“O diálogo permanente é a melhor forma de resolver os problemas dos municípios. Atuamos em conjunto em defesa dos interesses municipalistas porque precisamos olhar para as pessoas que vivem nas cidades e também para as próximas gerações”, afirmou a governadora.

O presidente da AMP explicou que os pleitos apresentados influenciam diretamente na arrecadação de recursos e nos pagamentos feitos pelos municípios. “São reivindicações importantes na pauta municipalista e que necessitam de uma articulação junto com o Estado. O governo se mostrou muito solícito com relação a essas pautas, foi uma reunião muito positiva”, disse Schiavini.