Curitiba – Há exatos 9 dias para a realização do segundo turno das eleições de 2022, um novo levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas, aponta indefinição na disputa a corrida presidencial. De acordo com o levantamento realizado pela empresa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), aparecem tecnicamente empatados dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais.
O candidato petista registra 51,3%, das intenções de votos válidos, enquanto o atual chefe do Executivo tem 48,7% das intenções. O resultado inclui apenas os votos válidos, excluindo os brancos e nulos, já que é assim que o Tribunal Superior Eleitoral computa os resultados. Quando são somados os votos brancos e nulos, Lula aparece com 46,9% das intenções e Bolsonaro com 44,5%. Brancos e nulos somam 5% e não sabem ou não responderam, 3,6%.
Já no cenário espontâneo, Lula pontua 42,8% e Bolsonaro 40,2%. Brancos e nulos são 5,4% e não sabem ou não responderam somam 11,5%.
Comparativo
Esse é o segundo levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas sobre o segundo turno das eleições presidenciais. A pesquisa anterior da empresa, realizada de 8 a 12 de outubro, também mostrava empate técnico entre os candidatos. Lula aparecia com 51,9% dos votos válidos e Bolsonaro, 48,1%. Ou seja, no cenário atual, enquanto Lula caiu 0,6%, Bolsonaro subiu 0,6%. O cenário mostra que a disputa pela chave do Palácio do Planalto deve ser acirrada, uma disputa voto a voto.
Rejeição
O Paraná Pesquisas também questionou os eleitores sobre quais os candidatos que eles não votariam “de jeito nenhum”. De acordo com os dados apurados, o ex-presidente Lula tem 47,3% de rejeição, enquanto Jair Bolsonaro registra 48,8%; 2,7% disseram que poderiam votar nos dois candidatos. Não sabem ou não responderam somam 4,6%.
Metodologia
O levantamento do Paraná Pesquisas ouviu 2020 eleitores de 15 a 19 de outubro de 2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi custeada com recursos próprios do Paraná Pesquisas e está registrada no TSE sob o número BR-02276/2022.
Crédito: Paraná Pesquisa
+++
BR-163: DNIT deve liberar 6,5 km de duplicação até final do outubro
Cascavel – As fortes chuvas que caíram no Oeste nas últimas semanas acabaram trazendo alguns problemas para o cronograma dos serviços de conservação e manutenção da rodovia BR-163, no trecho entre Cascavel e Marmelândia, distrito de Realeza, contudo, agora, com o avanço do processo, a expectativa do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) é que ainda neste mês de outubro sejam liberados trechos de pista já duplicada.
A empresa responsável pela realização dos serviços, a LCM Construção e Comércio S.A, de Belo Horizonte, Minas Gerais, iniciou os trabalhos em setembro e, de acordo com o primeiro cronograma de entregas, deveria realizar a liberação de pelo menos um trecho até ontem (20), contudo, as chuvas acabaram atrapalhando os desenvolvimentos dos trabalhos. Apesar disso, o DNIT informou que até o final desse mês haverá a liberação de trechos. Contudo, o órgão não informou exatamente quais serão os trechos liberados.
“No momento os trechos estão sendo sinalizados com pintura horizontal. A empresa trabalha para liberar mais 6,5 quilômetros até o final do mês por meio da execução das conexões com a pista antiga. As agulhas demandam serviço de pavimentação e sinalização. Também serão feitos serviços de recomposição de dispositivos de drenagem, limpeza e roçada nos trechos da duplicação”, informou o órgão Federal.
As obras da BR-163 já custaram R$ 743 milhões aos cofres públicos. O trecho de pouco mais de 74 quilômetros, encontra-se com avanço financeiro de 84%, porém, as obras estão paralisadas há mais de um ano. Dos 74 km de extensão, 29,5km já foram entregues e estão em operação, ainda, outros 21km de pista já estão duplicados, contudo, ainda é necessário o trabalho de sinalização e agulhamento.
Além da realização dos serviços de agulhamento e sinalização para a conexão da pista antiga da BR-163, com a pista nova, estão previstos também serviços de melhoria na pista, sinalização e roçada no trecho entre Toledo e Marechal Candido Rondon e da BR-467 entre Cascavel e Toledo.