Política

MP denuncia Beto Preto por fraude de 2013; mais 12 pessoas são acusadas

A apuração envolve um grupo de empresários que teria agido para fraudar licitações em municípios paranaenses, a partir da utilização de empresas laranjas

MP denuncia Beto Preto por fraude de 2013; mais 12 pessoas são acusadas

Curitiba – O MP-PR (Ministério Público do Estado do Paraná) ofereceu denúncia contra 13 pessoas investigadas na Operação Casa de Papel, dentre eles o atual secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto. A apuração envolve um grupo de empresários que teria agido para fraudar licitações em municípios paranaenses, a partir da utilização de empresas laranjas.

Segundo a denúncia, Beto Preto, em 2013, na condição de prefeito de Apucarana e presidente do Cisvir (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região), foi responsável por autorizar e homologar uma das licitações que teriam sido fraudadas.

A reportagem não conseguiu contato com o secretário. Para a Gazeta do Povo, sua assessoria disse que ele não tinha sido notificado da denúncia nem conhece o conteúdo da acusação, e acrescentou que Beto Preto prestará “todos os esclarecimentos assim que chamado” e que o secretário “está tranquilo e continua se dedicando ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus”.

Na ação, os promotores de Justiça Renato de Lima Castro e Lucilio de Held Junior escrevem que, “quanto ao denunciado Carlos Alberto Gebrim Preto, na época presidente do Cisvir, incumbiu-se a autorização e homologação de procedimento licitatório, sendo que, neste último ato, foi praticado sem o devido lastro contido em parecer jurídico manifestando pela legalidade da contratação da empresa, concorrendo para que terceiro se enriquecesse ilicitamente, pois ausente qualquer justificativa de interesse público para a contratação em questão”.

No total, a denúncia apresenta sete fatos criminosos, todos relacionados a fraudes a procedimentos licitatórios, e foi oferecida pelo MP à Justiça Estadual na última segunda (21).