Política

Justiça eleitoral suspende agendamento para atendimento de eleitor em Curitiba

Os eleitores curitibanos que ainda não regularizaram o título e pretendem votar nas Eleições Gerais de 2018 tem até dia 9 deste mês para solicitar à Justiça Eleitoral. Em Curitiba, devido ao grande número de solicitações,  o serviço de agendamento está suspenso. De acordo com  as informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), os cidadãos interessados devem se dirigir pessoalmente até a sede do Fórum Eleitoral de Curitiba e procurar a Central de Atendimento ao Eleitor. Em Curitiba, o endereço é Rua João Parolin, 55, bairro Prado Velho. 

O prazo também vale para os eleitores alterarem seus dados cadastrais ou transferirem seu domicílio eleitoral. O primeiro turno das eleições deste ano será realizado no dia 7 de outubro. De acordo com o Calendário Eleitoral 2018, 9 de maio é ainda a data-limite para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade. Do mesmo modo, esse é o prazo para que os presos provisórios e os adolescentes internados que não possuam título regular façam o alistamento eleitoral ou solicitem a regularização de sua situação para votar em outubro.

Ao se dirigir ao cartório eleitoral, o cidadão deve levar consigo os seguintes documentos: título de eleitor, caso o possua; um comprovante de residência (sempre que possível, em nome do eleitor e, para os casos de transferência, com antecedência mínima de três meses); um documento oficial de identificação pessoal contendo, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade; e o comprovante de quitação militar, quando do sexo masculino.

Alistamento eleitoral

Segundo a Constituição Federal, em seu artigo 14, parágrafo 1º, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos. Todavia, brasileiros de 16 e 17 anos também podem tirar o título de eleitor.