Política

Informe da Redação: Terceira via insiste, Eleições 2022

Informe da Redação: Terceira via insiste, Eleições 2022

 

 

Terceira via insiste

O presidente nacional do União Brasil, deputado federal Luciano Bivar, anunciou que o partido saiu do chamado bloco da terceira via. Com o anúncio, o UB deverá ter chapa pura à Presidência da República, com Bivar liderando a chapa e com o ex-juiz Sergio Moro de vice. Enquanto o União Brasil lança chapa pura para concorrer as eleições, o bloco formado pelo PSDB, Cidadania e MDB promete lançar no próximo dia 18 de maio um candidato único ao Palácio do Planalto.

 

Eleições 2022

Ao encerrar o cadastro eleitoral para as Eleições 2022, o TSE celebra a superação de todos os recordes já registrados pela Justiça Eleitoral. Entre janeiro e abril deste ano o país ganhou 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos. Esse número representa um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018 e de 57,4% em relação aos quatro primeiros meses do ano em 2014.

 

No Paraná

De 25 de abril a 4 de maio, o TRE do Paraná recebeu um total de 278.147 requerimentos de alistamento eleitoral. Foram 109.686 atendimentos presenciais nas centrais do eleitor em todo o estado e 168.461 pela internet. Na quarta-feira (4), último dia para tirar ou regularizar o título, a Justiça Eleitoral recebeu um total de 88.256 mil requerimentos, sendo 59.928 pela internet e 28.328 presencialmente.

 

Liberdade de Imprensa

O presidente do STF, Luiz Fux, disse ontem (5) que não há democracia verdadeira nos países em que não há imprensa livre de intimidações e censuras e nos quais haja regulação do trabalho da imprensa. A declaração foi dada no discurso de abertura de uma exposição na sede do STF, intitulada Liberdade e Imprensa – o papel do jornalismo na democracia brasileira.

 

Auditoria

A presidente do Tribunal de Contas da União comunicou ao Senado Federal a abertura de processo de auditoria para apurar a alocação de recursos federais transferidos a entidades esportivas. A auditoria foi requerida pelo senador Alvaro Dias (Podemos), para que fosse identificado o uso das verbas repassadas para as entidades a partir da arrecadação de loterias da Caixa Econômica Federal.

 

R$ 444 milhões

Ao fazer o pedido de auditoria do TCU, o senador Alvaro Dias destacou que, de 2015 a 2021, entidades como o Comitê Brasileiro de Clubes receberam cerca de R$ 444 milhões em repasses de loterias federais. O senador disse que utilizou a Lei de Acesso à Informação para solicitar informações sobre o destino desses recursos, mas considerou a resposta insuficiente.

 

Cidadão Honorário

A Alep entrega, na terça-feira (10), o título de Cidadão Honorário do Paraná ao ex-governador do Paraná Octávio Cesário Pereira Junior, “in memoriam“. A proposição da honraria foi do ex-deputado Geraldo Cartário, apresentada na Alep em 1997. Naquele mesmo ano a proposta foi aprovada pelos deputados e sancionada pelo então governador Jaime Lerner, dando origem à lei 11.935/1997.

 

Hóspede Oficial

O Embaixador do Paraguai no Brasil, Juan Ángel Delgadillo, recebeu o título de Hóspede Oficial do Município de Foz do Iguaçu, honraria entregue pelo prefeito Chico Brasileiro, durante a primeira visita oficial da autoridade ao município. O título celebra as parcerias e o trabalho conjunto realizado entre Foz e os municípios paraguaios que integram a faixa de fronteira.