Política

Informe da Redação - 11 e 12 de março

Agilidade na concessão

O governador do Paraná, Ratinho Junior que está no Japão cumprindo agenda internacional, pediu agilidade ao governo Federal na liberação das novas concessões das rodovias do Paraná. “Estamos esperando uma proposta do governo Federal para finalizar essa parceria, que é tão importante para a nossa infraestrutura. O Paraná tem pressa, nós estamos em um momento de crescimento na economia, temos uma grande geração de emprego e temos que ter infraestrutura adequada”, afirmou.

 

Pesca tucunaré

Tramita na Assembleia Legislativa do Paraná o Projeto de Lei n° 68/23 que busca regulamentar a pesca do tucunaré no extremo oeste do Paraná. O PL visa proteger a espécie da pesca predatória, bem como preservá-la para as atividades do turismo sustentável. Segundo o texto, ficam proibidos a captura, o embarque, o transporte, a comercialização e o processamento do peixe tucunaré nas águas represadas no Lago de Itaipu e seus afluentes.

 

Hospital de Toledo

A prefeitura de Toledo realizou a habilitação da documentação do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS) para gerir o Hospital Regional de Toledo. Com isso, ainda faltam duas etapas para finalizar o processo licitatório e posteriormente, o contrato poderá ser assinado.

 

Misael vereador

O secretário de Cidadania, Proteção à Mulher e Política sobre Drogas de Cascavel Misael Junior (Podemos), deverá retornar à Câmara de Cascavel e assumir o cargo de vereador. Misael que já ocupou a vereança em outra oportunidade, contudo, nas eleições de 2020 havia ficado com a suplência do partido. Agora, voltará a Casa de Leis no lugar do vereador Romulo Quintino.

 

Romulo no Estado

O vereador Romulo Quintino (PL) solicitou licença da Câmara de Cascavel por tempo indeterminado. O parlamentar vai assumir um cargo em comissão na Casa Civil do Governo do Estado do Paraná.

 

Banco Brics

O Banco dos Brics divulgou ontem (10) um comunicado anunciando o início do processo de transição no comando da instituição, no momento a cargo do Brasil. O sistema é rotativo e a cada 5 anos cada um dos sócios-fundadores indica um presidente. Quem irá substituir o atual presidente Marcos Troyjo será a ex-presidente Dilma Rousseff, que foi indicada pelo presidente Lula.

 

Arcabouço fiscal

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, declarou que o novo arcabouço fiscal, que vai substituir o atual teto de gastos, garantirá investimentos e agradará a todos, inclusive ao mercado. Segundo Tebet, o projeto de lei complementar com as alterações deverá ser divulgado ainda este mês.

 

TCU e Joias

O Tribunal de Contas da União determinou que o ex-Presidente da República Jair Bolsonaro se abstenha de usar, dispor ou alienar qualquer peça oriunda do acervo de joias doadas por chefes de Estados e incorporadas ao acervo pessoal até apreciação definitiva da matéria pelo Tribunal. O Órgão de Controle apura indícios de irregularidades relacionadas à tentativa de entrada no país de joias no valor total de 3 milhões de euros.

 

Recurso rejeitado

O ministro do STF Dias Toffoli, rejeitou um recurso do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos) contra decisão do Conselho Nacional do Ministério Público que aplicou pena de advertência quando ele era procurador da República. Dallagnol havia sido punido em 2019 após afirmar, que o Supremo “passa imagem de leniência com a corrupção” em decisões proferidas pela Corte.