Política

Crise

Crise

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, criticou o presidente Lula por suas declarações sobre a comparação de Israel contra o Hamas e as ações de Hitler e dos nazistas, na segunda guerra mundial e o corte de ajuda humanitária a habitantes da região. Katz declarou Lula persona non grata em Israel. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que a fala de Lula equivale a “cruzar uma linha vermelha”.

 

Notícia-crime

A bancada do partido Novo no Congresso decidiu enviar à PGR uma notícia-crime contra o presidente Lula por conta das falas. Os deputados Marcel van Hattem, Adriana Ventura e o senador Eduardo Girão afirmam que o petista “teria praticado o crime de racismo” ao estabelecer tal comparação.

 

Pedido de impeachment

Outro grupo de deputados federais da oposição elaboraram um pedido de impeachment para Lula. Segundo os congressistas, Lula cometeu crime de responsabilidade ao fazer comparações. Até o momento, dois deputados paranaenses assinaram o pedido, Sargento Fahur e Filipe Barros. (Matéria completa na página 5)

 

Dino no STF

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, tomará posse como ministro do Supremo Tribunal Federal na próxima quinta-feira (22). Dino foi indicado para a Corte pelo presidente Lula para assumir a vaga deixada pela ex-ministra Rosa Weber, que se aposentou em setembro de 2023.

 

Depoimento Bolsonaro

A Polícia Federal intimou o ex-presidente Jair Bolsonaro a depor sobre a suposta tentativa de golpe de Estado para mantê-lo na Presidência. O depoimento do ex-chefe do Executivo será na quinta-feira (22). No início de fevereiro, Bolsonaro e aliados foram alvos da operação da PF Tempus Veritatis. O ex-presidente teve que entregar seu passaporte a autoridades e não pode deixar o país e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, foi preso por posse ilegal de armas.

 

Saídas temporárias

O projeto de lei que restringe o benefício da saída temporária para presos condenados é um dos três itens da pauta deliberativa do Plenário do Senado desta terça-feira (20). O PL 2.253/2022  entrou na ordem do dia após aprovação de requerimento de urgência quando parlamentares reforçaram a defesa pela aprovação do texto, especialmente após a morte do policial militar Roger Dias da Cunha, de 29 anos, em janeiro. O autor do disparo estava nas ruas por causa da saída temporária de Natal.

 

Mobilização nacional

Os auditores fiscais federais agropecuários intensificaram a mobilização nacional que pressiona o governo para a reestruturação da carreira. A decisão se deu após reunião realizada na quinta-feira entre representantes do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Servidores afirmam que atuam no limite da capacidade em portos e aeroportos, entre outros postos de trabalho.

 

Novos voos

A Secretaria Estadual de Turismo e a Viaje Paraná estão trabalhando para ampliar o número de voos aos principais destinos do estado, entre eles Foz do Iguaçu e Curitiba. Pela JetSmart, os voos podem entrar por Foz do Iguaçu, em conexão com os países do Mercosul, e sair por Curitiba. Pela Copa Airlines é possível aproveitar a rota Panamá-Assunção e abrir conexões para Foz do Iguaçu.

 

Pacheco no PP

O deputado estadual Marcio Pacheco fará sua filiação ao Partido Progressistas no dia 11 de março, no auditório da Acic. Já está confirmada a presença do deputado federal e tesoureiro nacional do PP, Ricardo Barros, e a a presidente do PP no Paraná, a deputada Maria Victória, além de outros deputados da legenda. O presidente do PP em Cascavel, o empresário Valdinei Silva, a ex-governadora Cida Borghetti e o ex-deputado federal Evandro Roman também estarão recepcionando os novos correligionários. A filiação, como já publicado pelo O Paraná, consolida o projeto de Pacheco em disputar a Prefeitura de Cascavel pela terceira vez.