Oposição por oposição
Ninguém baixou as “armas” eleitorais ainda. O clima tenso ontem na Câmara dos Deputados entre Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Marcon (PT-RS), que quase partiram às vias de fato, foi apenas amostra de como os ânimos estão acirrados nos corredores. Enquanto isso a base bolsonarista distribuída em diferentes partidos esboça cometer o mesmo erro do PT quando oposição anos atrás, a oposição pela simples oposição, e não ajudando o Brasil a votar questões importantes. Numa bem traçada estratégia, os deputados bolsonaristas esvaziaram cinco comissões nesta quarta-feira e derrubaram as pautas. Nada andou para as de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Direitos Humanos & Igualdade, Constituição e Justiça, entre outras.
Juiz dos juízes
O advogado Willer Thomaz, ligado a importantes senadores e ao clã Bolsonaro, está tentando conquistar uma vaga no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Um dos principais cabos eleitorais de Willer é o conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho.
Profissão de risco
O Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais promove um importante cerco contra o assédio e violência contra jornalistas em suas profissões. Por ora, em debates e conscientização, mas há uma força-tarefa avaliando uma proteção maior. E bem-vinda. Em 2022, foram registrados 376 casos de agressões a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil.
Nas alturas
Pesquisas realizadas pelo Instituto Paraná em sete capitais mostram avaliações de prefeitos de capitais nas alturas, entre eles JHC (Maceió), com 74,1%; Bruno Reis (Salvador), aparece com 68%; João Campos (Recife) surge com 66,3%; Hildon Chaves (Porto Velho), com 66,1%; Sebastião Melo (Porto Alegre), com 63,4%; Fuad Noman (Belo Horizonte), com 57,1%.
Fumacê do mal
O mais recente levantamento do Ipec Inteligência sobre o mercado ilegal de cigarros aponta que, em 2022, os “piratas” responderam por 41% de todos os cigarros consumidos no Brasil, sendo que 33% foram contrabandeados, principalmente do Paraguai, e 8% destes produzidos aqui no País. A pesquisa Ipec (antigo Ibope) é divulgada todos os anos pelo Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP).
Nova roupagem
A Associação dos Empreiteiros de Obras Públicas do Paraná tornou-se agora a Associação para o Progresso da Infraestrutura (APEOP). Roupagem mais leve em tempos de tanta desconfiança com construtoras.
ESPLANADEIRA
# Nestor Rocha, do Preservale, lança vídeo para promover o Vale do Café para brasileiro. # Restaurante Abbraccio lança o Gran Polpettone Sandwich. # Geólogo Everaldo Gonçalves lança o livro “O fetiche do ouro e a pedra milagrosa na filosofia caipira”. # Lucas M. Araujo lança edição comemorativa de 10 anos do livro “O Início do Fim”. # Stone abre mais de 170 vagas de emprego para área comercial. # O SLS Puerto Madero completa 1 ano de fundação em maio. # Com e-commerce, 5àsec cresce 46% no 1º trimestre de 2023.