Política

Assembleia retoma trabalhos em plenário com apresentação do plano de governo do Poder Executivo

Assembleia retoma trabalhos em plenário com apresentação do plano de governo do Poder Executivo

A Assembleia Legislativa do Paraná realizou nesta quarta-feira (2) sessão de instalação da primeira Sessão Legislativa da 20ª Legislatura. Na solenidade, o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, entregou nas mãos do presidente do Legislativo Estadual, deputado Ademar Traiano (PSD), a mensagem e o plano de governo do Poder Executivo para 2023. No documento, o Governo expõe a situação econômica e financeira do Paraná e as ações a serem desenvolvidas ao longo do período, em cumprimento ao disposto no artigo 87, inciso X, da Constituição do Estado do Paraná.

A solenidade contou com a presença do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR), Gilberto Giacoia; do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Guimarães; da primeira subdefensora pública-geral do Estado do Paraná, Olenka Lins e Silva Martins Rocha, além de demais autoridades e representantes da sociedade organizada.

Antes da apresentação do governador, Traiano agradeceu a presença do chefe do Executivo e das demais autoridades dos Poderes do Estado na Casa. “Além de ser um ato constitucional, também é uma demonstração de respeito e prestígio ao Poder Legislativo. Ainda agradeço a presença das autoridades que se fizeram presentes na solenidade e dou boas vindas aos novos deputados que chegam à Casa”, afirmou o presidente da Assembleia.

No início da apresentação, o governador Ratinho Junior destacou que a retomada dos trabalhos da Assembleia Legislativa enche o Paraná de expectativa e ajuda a renovar a democracia. “É bom ver novas lideranças e mais deputadas no plenário, um marco dessa legislatura. Os senhores e senhoras nos ajudarão a construir um Paraná cada vez mais moderno, justo e equilibrado”, disse o chefe do Executivo.

Discurso

Durante a solenidade, o governador Ratinho Junior apontou as conquistas obtidas pelo Paraná nos últimos quatro anos. Entre as conquistas, Carlos Massa destacou o fato de o Paraná ter atingido o posto de quarta maior economia do Brasil, ultrapassando o Rio Grande do Sul. Ele também afirmou que o Estado conquistou a menor taxa de desemprego desde 2014, após gerar mais de 400 mil novas vagas com carteira assinada em menos de quatro anos.

Além disso, o chefe do Executivo destacou que o Paraná atingiu o melhor indicador de redução de desigualdades do Sul do País, ultrapassando Santa Catarina pela primeira vez na história. O governador também lembrou que o Estado possui a melhor educação pública do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Na apresentação, Carlos Massa também enumerou obras de duplicações, destacou o início do processo de construção da Ponte de Guaratuba e enalteceu os avanços nas áreas sociais, de meio ambiente, agricultura, segurança pública e infraestrutura.

“O compromisso do nosso governo com a população paranaense era tornar o Paraná uma referência nacional em diversos segmentos. Prometemos e entregamos. Mas podemos fazer muito mais. O Paraná é terra de gente trabalhadora e ambiciosa”, destacou o governador.

Ainda ao longo de seu discurso, Ratinho Junior reafirmou seu compromisso de continuar com avanços nas áreas de Saúde Pública, com a construção de novos ambulatórios emergenciais, e na Educação, com o aumento de oferta de ensino integral e a entrega de computadores nas salas de aula.

“Contamos com a colaboração dos nossos deputados e nossas deputadas nessa missão de crescimento e bem-estar da sociedade paranaense. Nós trabalhamos em prol das pessoas e vamos mais longe de forma unida”, concluiu o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Sessões

Ao encerrar a sessão, o presidente Traiano anunciou para esta terça-feira a realização de duas sessões plenárias, sendo uma ordinária do dia e outra, também ordinária, antecipada de quarta-feira (8). As ordens do dia podem ser conferidas no site da Assembleia (www.assembleia.pr.leg.br). As sessões plenárias terão início às 14h30 e serão transmitidas ao vivo pela TV Assembleia e pelas redes sociais do Poder Legislativo.

Crédito: Alep