Brasília – A Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná protocolou ao governo de transição, em Brasília um pedido de suspensão da licitação do novo plano de concessão das rodovias do Paraná, o PR Vias.
O coordenador da Frente Parlamentar sobre o Pedágio, o deputado estadual Arilson Chiorato (PT) e o professor Luiz Antônio Fayet, um dos coordenadores do estudo sobre o pedágio feito pelo ITTI (Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura) da Universidade Federal do Paraná se reuniram com a equipe de transição do futuro governo, liderada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) para discutir o assunto. Além disso, cumpriram agenda na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e conversaram com Maurício Muniz, que integra o Grupo de Infraestrutura do governo de transição.
Além do pedido de suspensão da proposta de concessão, foi entregue o estudo técnico feito pelo ITTI, da UTFPR, em que pesquisadores comprovaram falhas no processo de concessão do pedágio, como duplicidade de obras, falta de projetos estruturais e tarifas mais caras que as atuais em pouco tempo, o que comprometeria a competitividade econômica.
“Também entregamos toda a documentação elaborada pela Frente Parlamentar sobre o pedágio colhida durante as 20 audiências realizadas por diferentes regiões paranaenses. Estou confiante que todas essas observações técnicas serão, enfim, avaliadas com o respeito que merecem”, informou o deputado.
Pedágio rediscutido
De acordo com o parlamentar, a demanda foi bem recebida pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin que, segundo o parlamentar, se disse preocupado em atender os anseios da população paranaense.
“Foi um encontro muito produtivo. Com certeza, o pedágio no Paraná será rediscutido e um novo modelo, mais justo, deverá ser debatido com toda a sociedade. Nossa proposta é de um pedágio de manutenção nas praças já instaladas e com serviço de qualidade nas rodovias”.
Segundo o deputado, a equipe do governo de transição disse que dará uma resposta sobre a demanda já na próxima semana. Entretanto, ele informou que a ANTT pretende realizar a licitação dos lotes I e II, já autorizados pelo Tribunal de Contas da União na próxima semana.
Arilson também confirmou que o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), ainda não assinou o convênio entre o estado do Paraná e a União para a concessão das rodovias estaduais que serão incluídas na nova modelagem.
Na semana passada, a Frente Parlamentar sobre o Pedágio já havia protocolado um pedido de suspensão de licitação para os lotes I e II. A atual proposta de pedágio prevê mais 15 praças, 35 anos de contrato e tarifas mais caras após o fim das obras.