Opinião

O reconhecimento da grandeza da sexualidade

Amparar
Amparar

“O reconhecimento da grandeza do ato sexual é a principal condição para que o amor dê certo” (Bert Hellinger)

Quando olhamos para o encontro sexual desde uma perspectiva fenomenológica, o que aparece? Nele se efetua de modo mais pleno a entrega. No movimento do ato sexual, cada um dos parceiros se entrega ao outro, renuncia ao seu “eu” para experimentar o mais intenso prazer humano possível: o orgasmo.

Nesses breves instantes do orgasmo acontece uma suspensão provisória do “eu” e em lugar dele surge, mesmo que também só por breves instantes, o “nós” da unidade do casal, da fusão dos corpos no gozo simbolizada pela penetração física de um corpo no corpo do outro.

A experiência de um “eu” que se dissolve em um “nós”, experiência esta que acontece no ato sexual, é uma experiência metafísica de alcance espiritual. É um ato de transcendência que nos faz submergir na unidade vivida pelos movimentos ritmados dos corpos e da respiração até o instante do clímax.

Como diz a frase de Bert Hellinger que dá o título a este texto, o reconhecimento da grandeza da sexualidade é a condição para que o amor tenha êxito. Em que consiste a grandeza da sexualidade a ponto de Bert Hellinger afirmar que se trata da “maior realização humana possível”?

Em primeiro lugar, é o ato humano mais sintonizado com a ordem e a plenitude da vida e o que mais amplamente nos coloca a serviço do mundo.

Em segundo lugar, é o ato humano que nos proporciona o prazer mais intenso, mas igualmente o sofrimento mais profundo.

Em terceiro lugar, é o ato humano mais cheio de riscos.

Em quarto lugar, é o ato humano que, quando comparado aos demais, estes parecem como simples preparação para o exercício da sexualidade.

O amor do casal só tem chance quando o casal reconhece a grandeza da vivência da sexualidade. Pelo fato de a sexualidade levar a vida adiante ela é maior que o amor. A sexualidade nutre o amor e possibilita que se torne visível quando dá origem a uma nova vida.

—————————

JOSÉ LUIZ AMES E ROSANA MARCELINO são consteladores familiares e terapeutas sistêmicos e conduzem a Amparar

Whatsapp: https://bit.ly/2FzW58R

Siga no Instagram ⬇️

https://instagram.com/amparar.terapias?igshid=ZDdkNTZiNTM=

Siga no YouTube⬇️

https://youtube.com/@amparar.terapias