Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Michele Caputo, Concurso da PM e Vestibular da UFPR

Coluna ADI pelo Paraná: Michele Caputo, Concurso da PM e Vestibular da UFPR

Primeiro caso

O deputado estadual Michele Caputo (PSDB) lembrou que completamos um ano do primeiro caso de covid-19 no Brasil. “Após diversas falhas no enfrentamento à pandemia no âmbito nacional, chegamos a este momento com a esperança da vacina. No entanto, vivemos o pior momento da pandemia no Paraná. Não sabemos o que ainda está por vir. Nossos hospitais estão lotados, com 94% dos leitos de UTI ocupados. Precisamos de ações efetivas que barrem a circulação do vírus”, alertou.

 

Variante

A variante do novo coronavírus detectada no Reino Unido já está presente em, pelo menos, 16 cidades de oito estados brasileiros. No Paraná, a variante foi detectada em Curitiba. Há outras duas variantes em circulação que têm mobilizado a atenção de especialistas, uma delas originada no Brasil, na cidade de Manaus, e outra da África do Sul.

 

Concurso da PM

O concurso da Polícia Militar do Paraná também vai ser adiado. A nova data para realização das provas ainda não foi anunciada. O problema que levou ao adiamento foi a coincidência com a nova data do vestibular da Universidade Federal do Paraná. O acordo ainda não foi confirmado nem pela UFPR, que organiza as provas, nem pela PM.

 

Vestibular da UFPR

A Universidade Federal do Paraná anunciou as novas datas de seu vestibular. As provas da primeira fase agora estão marcadas para 28 de março e a segunda etapa deve ocorrer nos dias 25 e 26 de abril.

 

Boletim Internacional

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou a edição especial nº 28 do Boletim de Economia e Política Internacional, que analisa o processo de entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Em uma série de artigos, esse volume amplia o debate sobre os benefícios e as desvantagens potenciais da adesão do País à OCDE, abordando também o grau de convergência atual das políticas e legislações brasileiras.

 

Retrocesso

A CNM (Confederação Nacional de Municípios) manifestou extrema preocupação com os dispositivos do Substitutivo à PEC 186/2019, em especial no que se refere à extinção das vinculações constitucionais para aplicação mínima de recursos para as áreas de educação e saúde. A medida causará uma pressão enorme sobre os municípios e trará impactos preocupantes à sociedade brasileira. Para a entidade, a PEC é um retrocesso de décadas.

 

Contra a desvinculação

O MPF apresentou manifestação contrária ao relatório da PEC 186/2019, do senador Márcio Bittar (MDB-AC), que prevê a desvinculação de despesas obrigatórias na saúde e na educação. A nota, encaminhada à Câmara e ao Senado, indica “profunda preocupação” com o tema.

 

Facebook News

O Facebook vai implementar um projeto no qual investirá pelo menos US$ 1 bilhão para licenciar notícias produzidas por veículos jornalísticos nos próximos três anos. Segundo o Facebook, a empresa já pagou cerca de US$ 600 milhões a veículos como Guardian e Financial Times, ambos ingleses, para popularizar o Facebook News, criado em 2018.

 

Blindagem!

O deputado Rubens Bueno (PR) condenou o movimento de um grupo de parlamentares para aprovar na Câmara uma PEC que cria novas regras para a imunidade e a prisão de deputados e senadores. “Uma blindagem totalmente vergonhosa e que não condiz com os novos rumos que nossa política deve tomar. Já não basta termos parlamentares legislando com tornozeleira eletrônica?”