Campanha de multivacinação
O Estado do Paraná está mobilizando as 399 cidades do Estado a se engajarem na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação, que vai até o dia 9 de setembro. A campanha está auxiliando na atualização da caderneta de crianças e adolescentes e é fundamental em um momento de queda na cobertura vacinal em todo o Brasil. O Paraná possui 1,8 mil salas de vacina e os municípios estão adotando diversas estratégias para adesão do público à campanha, incluindo horários de funcionamento estendidos e comunicação direta com a população e nas unidades básicas de saúde.
Dengue
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou mais 129 casos de dengue nesta semana. Desde o início do ciclo epidemiológico, iniciado em agosto, o Paraná reportou um total de 388 casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Com os dados incluídos no boletim semanal da doença, o Paraná acumula 3.759 notificações de casos suspeitos de dengue, das quais 1.409 foram registradas na última semana.
Mídias sociais
No Paraná, a maioria dos candidatos que disputam uma vaga na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa utilizam constantemente o facebook e o instagram para campanha em mídias sociais. Na Câmara Federal, segundo levantamento feito pela Agência Câmara, dos 10.355 candidatos que se inscreveram no TSE para disputar uma vaga na Câmara, 5.048 têm contas no Facebook, ou quase 49% do total, e 4.904 no Instagram (47%). Outras plataformas de mídias sociais muito utilizadas pelos candidatos são o Twitter (1.402 contas ou 14% dos candidatos), o YouTube (969 canais ou 9%) e o Tiktok (900 contas ou 9%).
Repúdio
“A Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná, em conjunto com 10 sindicatos que representam mais de 20 mil empresas do setor, vê com preocupação a determinação do STF, que resultou em uma operação deflagrada PF, a qual cumpriu ordem de busca e apreensão em endereços de empresários brasileiros”, diz a Fetranspar em nota à imprensa.
Constituição
“Ações com este teor ferem a liberdade de expressão, que é algo garantido pela Constituição a todo cidadão. A Fetranspar ressalta que é dever dos representantes dos três poderes promover diálogo para que os limites da Constituição sejam preservados em qualquer circunstância”, prossegue a nota.
Posição firme
“E por fim, cobra da bancada paranaense no Congresso Brasileiro, tanto senadores e deputados, uma posição mais firme para que ações que desrespeitem a liberdade de expressão no Brasil não tenham espaço e não limitem a classe empresarial de se expressar. Afinal, no país em que vivemos, opinar não é crime”. Assinam a nota: Fetranspar, Sindiponta, Setcamar, Sindivale, Setcepar, Seguipar, Setccguar, Sintratol, Sintropar, Setcsupar e Sindifoz.
Retomada do turismo
O gasto de visitantes estrangeiros no Brasil deu mais um indício de que a retomada do turismo no país vem ganhando cada vez mais força. Segundo dados divulgados pelo Banco Central, a receita gerada por turistas de outros países de janeiro a março deste ano ficou em US$ 1,23 bilhão. O desempenho foi puxado pelo mês de março, com receita US$ 453 milhões, a maior registrada no período.
Com limites!
O procurador-geral da República, Augusto Aras, discursou em um evento da Aeronáutica e pediu que os militares sigam o ‘compasso da Constituição’. O chefe do MPF afirmou que as instituições não devem ‘exceder os limites’ da Constituição.