Esportes

Toledanos iniciam ciclo na seleção de parabadminton

Toledo – Representantes do esporte toledano que pleiteiam representar o País nos Jogos Paraolímpicos Tóquio 2020, no Japão, além de outras competições internacionais, técnico Fábio Bento e os paratletas Cintya Oliveira, Breno Johann e Leonardo Zuffo voltaram para casa nesta semana depois de terem participado em São Paulo da primeira etapa de treinamentos com a seleção brasileira para o Ciclo Paraolímpico Japão 2020.

Essa etapa contou com a participação de 22 atletas de todo o País, visando às futuras convocações para competições internacionais em que o técnico toledano deve dirigir o selecionado brasileiro ao lado da paulista Marta Lopes e do brasiliense Letisson Samarone.

Segundo Fábio Bento, da equipe Unipar/Atacar/Toledo, o período de preparação em São Paulo estabeleceu metas e dados para acompanhamento e monitoramento desses atletas para medir a evolução técnica de cada um.

“Com esse acompanhamento pretendemos aproximar os trabalhos da seleção brasileira com os clubes e isso possibilita também a troca de experiências entre os técnicos visando ao crescimento da modalidade, como prevê a Confederação Brasileira de Badminton e Comitê Paraolímpico Brasileiro, que promoveram essa semana de treinamentos”, explica Fábio.

Ranking mundial

O técnico Fábio Bento prevê um longo caminho pela frente para o Brasil tentar melhorar sua posição quando comparado as grandes potências mundiais da modalidade, ainda que o País possua vários paratletas entre os 20 melhores do ranking mundial. “Estamos caminhando para que nos próximos anos melhoremos essas posições e os Jogos Parapan, em 2019, e Paraolímpicos, em 2020, vão nos definir bem esse cenário”, acredita o profissional, que acompanha a seleção há seis anos. Dentre os paratletas brasileiros bem posicionados no ranking mundial estão os toledanos Cintya Oliveira (10ª colocada), Breno Johann (20º) e Leonardo Zuffo (21º).