Esportes

Temer pode ficar sozinho na tribuna de honra na abertura dos Jogos

Michel Temer.jpgBRASÍLIA. Criada pelo Comitê Organizador da Rio-2016 para abrigar num mesmo espaço o presidente interino Michel Temer, ex-presidentes da República e a presidente afastada Dilma Rousseff, a tribuna de honra do Maracanã, palco da abertura dos Jogos Olímpicos, deverá atrair as atenções apenas para Temer no dia da festa. Abertura

Além de Dilma, que se recusa como disse a ser apenas uma espectadora e não a protagonista, por motivo de doença não comparecerão os ex-presidentes José Sarney e Fernando Henrique Cardoso. Já o ex-presidente Lula, que trouxe a Olimpíada para o Rio em 2009, recusou o convite, segundo a assessoria, ?por causa do golpe que aconteceu no Brasil?.

No meio do impasse político, a decisão de convidar todos os presidentes foi avalizada pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e coube a Temer se manifestar sobre a concordância de que a presidente afastada dividisse com ele a tribuna.

Inicialmente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recusou o convite, comunicando que já teria uma reunião marcada na fundação para a mesma data. Posteriormente, ao ser submetido a uma cirurgia cardíaca para colocação de stents, a viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro ficou completamente inviabilizada. Segundo sua assessoria, FHC está ?ótimo?, mas não pode viajar de avião antes de completar um mês da intervenção médica.

Pesaroso, o ex-presidente José Sarney comunicou ao COI que também está impossibilitado de comparecer a eventos com grandes multidões também por questões de saúde. Ele sofreu uma queda, fraturou o braço e teve que colocar 11 pinos para reparar a fratura. Segundo sua assessoria, Sarney ficou orgulhoso com o convite, mas com dificuldade de locomoção, seria temerário estar no meio de uma aglomeração ou de um eventual tumulto.

A assessoria do ex-presidente Fernando Collor, que está em viagem, não soube informar se ele comparecerá à abertura dos Jogos.