Esportes

Rosberg faz a pole para o GP do Japão de Fórmula-1

O momento é de Nico Rosberg na Fórmula-1. Neste sábado, mais uma vez o piloto alemão superou o seu companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton e vai largar na pole position no Grande Prêmio do Japão, em Suzuka. A largada para a prova será na madrugada deste domingo, às 2h (de Brasília). A TV Globo transmite.

TABELA: Veja classificação, resultados e calendário da F-1 em 2016

Rosberg superou o inglês e seu rival na disputa pelo título mundial por apenas 0s013, uma pequena vantagem na pista, mas que mantém o alemão psicologicamente forte diante dos recentes problemas de Hamilton, cujo motor do carro quebrou na semana passada e que havia perdido a liderança do Mundial recentemente.

O alemão lidera o Mundial de F-1 com 288 pontos, contra 265 de Hamilton. Depois da prova em Suzuka faltarão quatro para o término do Mundial. O alemão busca o seu primeiro título. O inglês tenta o tetracampeonato e o tricampeonato consecutivo pela Mercedes.

Rosberg cravou a pole com 1m30s647. Hamilton fez 1m30s660. Será a 30º vez que o alemão largará na frente em um GP de F-1 e a oitava em 17 provas nesta temporada.

– As coisas estão se saindo bem neste fim de semana. Estou feliz com o resultado. O carro está bem balanceado, sinto-me bem, confortável e é isso que me permite conseguir uma volta como a que consegui no fim – disse o alemão.

AUTO-PRIX-JPN-F1-GHN2URQ08.1.jpg

Ao lado de Rosberg, Hamilton não parecia nada feliz com o resultado. Mas foi diplomático.

– Estou satisfeito com a classificação. Tem sido uma semana de muito trabalho para deixar o carro bem. A história mostra que aqui você não precisa estar na pole para vencer.

BRASILEIROS VÃO MAL

Na segunda fila vão largar os carros da Ferrari. O finlandês Kimi Raikkonen fez o terceiro melhor tempo com 1m30s949. O alemão Sebastian Vettel cravou 1m31s028. Vencedor da prova na Malásia, o australiano Daniel Ricciardo, da RBR, largará em sexto, logo atrás do seu companheiro de equipe, o holandês Max Verstappen.

Os brasileiros não foram bem na classificação. Em sua última temporada na F-1, Felipe Massa, da Williams, sairá em 12º. Ele mais uma vez foi superado pelo seu companheiro de equipe. O finlandês Valtteri Bottas será o 11º.

Já Felipe Nasr, da Sauber, largará em 20º, a frente apenas dos carros da Manor.

CONFIRA O GRID DE LARGADA:

1- Nico Rosberg (ALE/Mercedes)

2- Lewis Hamilton (ING/Mercedes)

3- Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

4- Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)

5- Max Verstappen (HOL/RBR)

6- Daniel Ricciardo (AUS/RBR)

7- Sérgio Perez (MEX/Force India)

8- Romain Grosjean (FRA/Haas)

9- Nico Hulkenberg (ALE/Force India)

10-Esteban Gutierrez (MEX/Haas)

11-Valtteri Bottas (FIN/Williams)

12-Felipe Massa (BRA/Williams)

13-Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)

14-Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso)

15-Fernando Alonso (ESP/McLaren)

16-Jolyon Palmer (ING/Renault)

17-Jenson Button (ING/McLaren)

18-Kevin Magnussen (DIN/Renault)

19-Marcus Ericsson (SUE/Sauber)

20-Felipe Nasr (BRA/Sauber)

21-Esteban Ocon (FRA/Manor)

22-Pascal Wehrlein (ALE/Manor)