Brasília – Um levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta que o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) é o preferido entre os entrevistados como o principal nome para a sucessão de Jair Bolsonaro (PL) no cenário eleitoral de 2026, caso o ex-presidente se torne inelegível. O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), também aparece como um possível sucessor. O Paraná Pesquisas, que foi o instituto que mais se aproximou do resultado exato do primeiro e segundo turno das eleições presidenciais no Brasil de 2022.
Em um cenário estimulado, o instituto perguntou aos entrevistados “quem será o sucessor político do ex-presidente Jair Bolsonaro, caso se torne inelegível”. Tarcísio Gomes de Freitas, governador de São Paulo foi o mais lembrado e apareceu com 25,8%, seguido da ex-primeira dama Michele Bolsonaro, que teve 14,3% das intenções. Na sequência aparece o governador de Minas Gerais, Romeu Zema com 9,3%, o Senador Flavio Bolsonaro com 8,2% e o governador do Paraná, Ratinho Junior, com 6,8%. Os que não sabem/não opinaram somam 22,3%, e os que responderam que ninguém irá suceder Jair Bolsonaro representam 13,3%.
Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, Zema, Flávio e Ratinho Júnior estão tecnicamente empatados. Foram entrevistados 2.023 eleitores em 26 estados e no DF, entre os dias 16 e 21 de maio.
Fotos: AEN