Esportes

Presidente do COI: 'Espero que a Olimpíada unifique o país'

cc8916ca-a5c2-46d9-8d2e-15d2442d64d1.jpeg

O presidente interino, Michael Temer, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Tomas Bach, tiveram na manhã dessa terça-feira o primeiro encontro pessoal, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. Bach visitou parte das instalações, depois terá agenda fora, e então voltará à Arena Futuro para a cerimônia em que o Comitê Rio-2016 apresentará as medalhas, por volta das 15 horas.

Político, Bach não avançou nos comentários sobre a votação final do processo de impeachment, no Senado, nem sobre a crise política no país sede dos Jogos Olímpicos. O presidente do COI afirmou que não teme que estes problemas prejudiquem a competição.

– Espero que a Olimpíada unifique o país. Olimpíada não é sobre política, sobre divisões. Olimpíada é sobre união, a união dos brasileiros para sediar o evento – afirmou Bach.

– Esse foi o primeiro encontro pessoal mas já havíamos falado por telefone (com Temer). Fiquei feliz de ver que algumas das ações discutidas nesse telefonema foram feitas, estou muito feliz com o comprometimento do presidente com a Olimpíada. Comprometimento que nós compartilhamos. Estamos no mesmo barco. Nós trabalhamos com o governo Dilma e agora estamos trabalhando com o governo Temer – completou.

BACH EVITA COMENTÁRIOS SOBRE DILMA

Quando questionado se Dilma Rousseff deveria ser chamada para a cerimônia de abertura, em 5 de agosto, o presidente do COI disse que convites políticos não partem do COI:

– Temos de ficar fora dessas questões políticas do país. O COI não tem nada para falar sobre isso. Os convites do lado brasileiro não são uma responsabilidade do COI – declarou o cartola, que não quis comentar sobre o processo de afastamento de Dilma que pode ocorrer durante a competição.

– Esse procedimento do impeachment é um procedimento democrático do Brasil e nós não entramos nas questões políticas domésticas.

Temer, além de se reunir com o COI e representantes do Comitê Olímpico do Brasil, terá reunião ministerial no Parque Olímpico. Temer visitaria três arenas: além da Futuro, o Parque Aquático e a Arena Carioca 1. O presidente interino ainda não conversou com os jornalistas nessa sua primeira visita ao Parque Olímpico e primeira viagem presidencial.