Política

Presidência da Câmara garante projeção política

Alécio Espínola resume por que o cargo é tão cobiçado: garante projeção política

Presidência da Câmara garante projeção política

Ao encerrar seu primeiro mandato de vereador e à frente da Presidência da Câmara de Cascavel, Alécio Espínola resume por que o cargo é tão cobiçado: garante projeção política. “Acredito que ser presidente da Câmara de Vereadores de uma cidade que você nasceu, belíssima, maravilhosa, é um status muito grande. Tanto é que, dos 21 vereadores, todos querem ser presidente. Por isso há um confronto, no bom sentido, até ser decidido”.

Em entrevista ao HojeNews, Alécio confirma que é candidatíssimo a continuar com o cargo e explica as razões: “Ser presidente tem uma importância enorme para quem assume. Além da questão política, a Câmara pode ser usada, se você tiver inteligência e equilíbrio, para construir um caminho à frente virando deputado ou prefeito, porque a Câmara de Cascavel é grande, tem um orçamento grande e se você fizer um gerenciamento mostrando sua competência, você tem condição de galgar novos cargos. É sem dúvida uma projeção política”.

Ele avalia como positiva sua atuação nesses dois anos, garantindo que conseguiu manter o equilíbrio entre Executivo e Legislativo: “Nenhum vereador irá dizer que em algum momento interferi ou atrapalhei suas atividades, pendendo para um lado ou para outro. Nós tivemos uma oposição ferrenha e forte contra o prefeito e, mesmo assim, mantivemos os direitos deles porque esse é o dever do presidente e é assim que ele deve se comportar”.

Diz ainda que encerra a atual legislatura sem projetos engavetados.

Segundo ele, logo após as eleições de 15 de novembro, chegou a haver seis pretensos ao cargo. Agora, na reta final, a disputa afunilou, mas ainda há risco de bate-chapa. A negociação, explica, passa pelas composições das 12 comissões internas. Mas, além do prestígio político, compor a Mesa Diretora tem outra vantagem importante: cargos de confiança. O presidente tem mais cargos. Temos cinco para comissões, prerrogativa do presidente de fazer a colocação desses cargos. São mais cinco entre 12, além de mais três cargos técnicos.

Em “plena campanha” e contando com apoio do chefe do Executivo, Leonaldo Paranhos, Alécio faz planos para um novo mandato como presidente e um deles é popularizar mais a Câmara. “Buscarmos uma agência de publicidade para que a gente possa, diante dos meios de comunicação, mostrar o que é a Câmara de Vereadores. É bem nesse sentido que queremos trabalhar a partir de 2021”.

A eleição para a nova mesa ocorre logo após a posse, no próximo dia 1º. O mandato é para dois anos.