Esportes

Pins representam os valores e a tradição dos Jogos Olímpicos

pins_GE.jpgOs Jogos Olímpicos e Paralímpicos sempre são acompanhados por muitas tradições, como o acendimento da chama olímpica na Grécia, o momento de entrega das medalhas, as cerimônias de abertura e encerramento e a troca de pins – acessórios metálicos semelhantes a um pequeno broche, que se tornaram uma forma de conectar atletas, torcedores, trabalhadores e fãs ao longo da mais importante competição esportiva do mundo.

Criados para identificar os atletas, oficiais e jornalistas nos Jogos de Atenas, em 1896, os pins, que nessa época ainda era feitos de papelão, chegam ao Rio de Janeiro com um legado curioso e repleto de boas memórias. Eles passaram a ser feitos de metal nos Jogos de Paris, em 1900, quando foram usados apenas por juízes. Em 1908, nos Jogos de Londres, foram entregues pela primeira vez aos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Veja também:O sucesso das pecinhas foi crescendo tanto que em Estocolmo, 1912, foi concedida a primeira licença para sua produção oficial. Dali em diante, a tradição não parou de ganhar cada vez mais força e virou um símbolo de amizade internacional por meio do esporte. Desde então, a cada novo ciclo olímpico, a expectativa para os pins é sempre muito grande: quais os modelos, formatos, temas e paisagens que trarão estampados?

Para marcar essa edição tão especial do evento, a GE do Brasil, uma das patrocinadoras globais dos Jogos Olímpicos desde 2005, criou um set especial de pins.

O conjunto é formado por seis partes que compõem um único cenário, cada uma eternizando um projeto da GE que ajuda o Rio de Janeiro a receber os Jogos e a tornar a cidade ? e muitos outros lugares do Brasil ? cada vez mais eficiente e inovadora.

Estão representadas a iluminação da pista de caminhada da Lagoa Rodrigo de Freitas e da maioria das arenas de competição (é possível acender uma luz nesse pin), os equipamentos de diagnóstico por imagem de altíssima resolução que geram resultados mais precisos para o tratamento dos atletas e a distribuição de energia para a transmissão das mais de cinco mil horas de programação esportiva para cinco bilhões de pessoas ao redor do mundo.

Além de toda essa infraestrutura, ainda estampam os pins os investimentos no esporte brasileiro, como o patrocínio pioneiro para a Canoagem Brasileira. Os cientistas do Centro de Pesquisas da GE no Rio de Janeiro desenvolveram um software de monitoramento e análise de dados em tempo real que vai ajudar a melhorar a performance dos nossos atletas.

Esse set de pins já nasce objeto de desejo entre colecionadores, torcedores e influenciadores! Para Eduardo Mikail, do Blog da Engenharia, foram uma iniciativa muito interessante. ?Não conhecia a história do acessório nem a tradição dos pins, mas achei uma ideia muito boa para se colecionar e, com isso, unir e estabelecer contato entre as pessoas?, afirma.

Nick Ellis, autor do Meio Bit, site sobre tecnologia, ciência e cultura pop, ficou tão animado ao receber os pins que mostrou o unboxing para seus seguidores.

Os pins ganharam um status de moeda cultural, criando conexões entre pessoas e nações e eternizando cada uma das edições dos Jogos Olímpicos.

pins2_G@.jpgCuriosidades sobre os pins olímpicos

? Seu surgimento está ligado ao broche, acessório de metal ou pedraria usado como joia ou para prender roupas.

? Em Amsterdam, 1928, surgiu o primeiro pin de um patrocinador olímpico.

? A primeira vez que espectadores e colecionadores se reuniram com o objetivo específico de trocar pins foi nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1980, em Lake Placid, Nova York.

? Nos anos 80, a moda era usar os pins em bonés e chapéus.

? Para a edição de 1984, em Los Angeles, foram criados cerca de 1.300 modelos diferentes e 17 milhões foram vendidos.

? Em 1988, o COI reconheceu os pins como objetos de lembrança oficiais de Jogos Olímpicos.? No centenário Olímpico em 1996, em Atlanta, 63 milhões foram vendidos e 30 milhões foram trocados entre colecionadores.

? Os pins mais raros são edições especiais dos Comitês Olímpicos e podem chegar a custar até US$ 2 mil.

Entre no clima e aproveite os Jogos no Brasil para começar ou incrementar sua coleção!