Esportes

Phelps: "Estou pronto para começar o próximo capítulo da minha vida"

RIO – Ao chegar para a última coletiva de imprensa de sua carreira, Michael Phelps tinha duas certezas: estava morrendo de fome e garantia que a sua aposentadoria agora sim era definitiva.

? Estou com muita fome ? disse um sorridente e leve Michael Phelps, que já falava como ex-nadador e só pensava na vida em família que terá pela frente com a mulher Nicole, e o filho Boomer. ? Estou pronto para começar o próximo capítulo da minha vida. Estou me aposentando, mas isso não significa que vou abandonar a natação.

Ao lado de Bob Bowman, treinador que o ajudou a conquistar a magnífica é inigualável coleção de 28 medalhas, sendo 23 de ouro em Jogos Olímpicos, Phelps fez um balanço de sua carreira. Disse que deixa a natação feliz, pois conquistou tudo o que desejava desde a infância. E afirmou que espera que a natação continue tendo a grande visibilidade que teve nos últimos anos, quando ele dominou as atenções do mundo do esporte a cada ciclo olímpico.

? Consegui alcançar tudo o que quis. Não poderia me sentir mais feliz. Tudo começou com o sonho de uma criança como o de tantas crianças que sonham em fazer algo. Eu vivi esse sonho. E pude encerrar minha carreira com esses Jogos da melhor forma possível.

Dono de uma série de recordes, Phelps foi questionado onde guarda tantas medalhas. Disse que só duas ou três pessoas no mundo sabem onde ele guarda todas as suas medalhas olímpicas.

Ao comentar a última prova da carreira, o revezamento 4x100m medley que lhe garantiu o quinto ouro no Rio de Janeiro, o americano confessou que os últimos momentos lhe fizeram ficar emotivo.

? Só quando eu entrei na piscina que as coisas começaram a se multiplicar. Na piscina de aquecimento fiquei emocionado. Mas é positivo olhar para trás e dizer: “Consegui alcançar o que quis”.

IDOLATRIA POR JORDAN

Phelps ainda lembrou o quão foi especial terminar a carreira com 23 medalhas de ouro, número da camisa do seu ídolo no esporte, o ex-jogador de basquete Michael Jordan.

? As coisas não acontecem por acaso. Jordan sempre foi uma inspiração para mim, por tudo o que ele fez no basquete. O 23 é um número muito especial e sempre será muito especial.

O agora ex-nadador não revelou ainda quais serão os seus passos no futuro. Na vida pessoal, porém, ele tem planos de aumentar a família.

? Estamos ansiosos (ele e Nicole) pelo futuro e por aumentar a família.

Enquanto isso, o mundo do esporte terá que aprender a viver sem Phelps nadando nas piscinas pelo mundo. Encontrar outro Phelps? Vai demorar muito até surgir um fenômeno como ele.

? Nem estou procurando. Espero que outros não encontrem ? brincou Bowman.? Ele é muito especial. Uma pessoa como Michael só aparece de dez em dez anos. Ele faz parte de um clube fantástico. Não veremos outro Michael. Veremos Katie Ledecky, Ryan Murphy, mas não veremos outro Michael.