Esportes

Medellín se despede das vítimas do voo da Chapecoense sob gritos de 'é campeão'

MEDELLÍN. Primeiro, vieram os aplausos. Depois, os gritos de “é campeão”. Por último, o desfile fúnebre passou levando 54 corpos e as lágrimas da “gente” de Medellín que se despedia das vítimas da queda do avião da Chapecoense. O clima nas ruas na tarde desta sexta-feira é de comoção coletiva. Até mesmo os funcionários das funerárias, acostumados a lidar com a morte diariamente, estavam com os olhos marejados. Ao todo, 37 carros partiram do Centro da capital da Antioquia em direção à base Aérea do aeroporto de Rio Negro. O cortejo seguiu acompanhado de batedores e de carros do corpo de bombeiros. Tragédia da Chapecoense dia IV

A polícia colombiana fechou as principais vias para que a populacao pudesse dar adeus as vítimas. As ruas e as calçadas estavam tomadas de gente. Muitos carregavam lenços brancos. Alguns grupos berravam “vamos, vamos Chape!”. Motoristas parados nos engarrafamentos pareciam não se importar com o trânsito ainda mais caótico do que de costume e buzinavam efusivamente.

Havia também muitos cartazes e faixas com mensagens de carinho e homenagens aos jogadores e aos jornalistas que morreram no acidente.

Na saída do cortejo, os prefeitos de Chapecó, Luciano Buligon, e de Medellin, Federico Gutiérrez, se abraçaram.

Buligon ganhou muitas flores. Ele não aguentou e foi aos prantos ao ouvir os gritos de apoio da população.

– É uma demonstração linda de solidariedade – disse Buligon. Ele prometeu criar um espaço público em Chapecó com uma homenagem a cidade de Medellín.
Buligon seguiu num carro acompanhando o comboio, assim como o embaixador brasileiro na Colômbia Julio Bitelli.

CORPOS DEIXAM COLÔMBIA NA NOITE DESTA SEXTA

Segundo Bitelli, os 54 corpos dos atletas, da comissão técnica e de dirigentes da Chapecoense devem deixar a Colômbia em três aviões hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) por volta das 22h. As aeronaves devem voar por quatro horas até Manaus, onde haverá uma parada para o reabastecimento.
De lá, a viagem até Chapecó deve levar mais seis horas. A chegada prevista é às 9h.

O trabalho de identificação dos corpos das vítimas entrou a madrugada desta sexta-feira é só terminou às 6h no IML de Medellín.

Cinco corpos de bolivianos deixaram o aeroporto de Rio Negro às 12h desta sexta-feira num avião da Força Aérea boliviana. Antes, por volta de 8h partiu um avião fretado com corpos de jornalistas da Fox.

Os repórteres mortos da Rede Globo e da RBS também devem viajar em avião particular a partir das 21h20. A expectativa de chegada no Rio é até 4h. Em seguida, às vítimas da RBS serão levadas para Florianópolis. 63103087_PA Medellin Colombia 02 de dezembro de 2016 Acidente aereo com a Chapecoense Torcedor.jpg